A redação do PB Vale ouviu o atento Radomécio Leite, experct analista e cenarista político, sobre os movimentos de bastidores que agitam o universo político do país.
Radomécio nos enviou abaixo um panorama da atual realidade com projeções de novas federações em curso, para as eleições de 2026.
“A Reforma Política de 2017 estabeleceu uma nova dinâmica partidária, e isso tem sido positivo para o nosso sistema eleitoral e democrático”, avalia o analista.
Íntegra abaixo.
PANORAMA DO MOVIMENTO DOS PARTIDOS
PSDB – PODEMOS – SOLIDARIEDADE, DIALOGAM SOBRE POSSÍVEL FUSÃO EM BLOCO COM COM O REPUBLICANOS.
PSB – DISCUTE INTEGRAR A FEDERAÇÃO JÁ EXISTENTE – PT, PCdoB e PV.
UNIÃO BRASIL E PROGRESSISTAS SELARAM E AVANÇAM PARA FORMAR A FEDERAÇÃO.
PSOL E REDE SUSTENTABILIDADE SEGUEM FEDERADOS DESDE 2022.
—–
MDB – DISCUTIU FEDERAÇÃO COM O PSDB, PODEMOS E SDD, MAS NÃO AVANÇOU. O PARTIDO JÁ EM AÇÃO PARA SEGUIR SOLO, BUSCANDO FORTALECER A BANCADA NA CÂMARA FEDERAL E SENADO DA REPÚBLICA.
PSD E PL DEVEM SEGUIR EM CARREIRA SOLO, EM FACE DO TAMANHO DE SUAS RESPECTIVAS BANCADAS.
INDEFINIDOS
PDT, AVANTE, CIDADANIA, NOVO, PMB, PRD, PRTB, DC, PCO, PCB, PSTU, MOBILIZA e AGIR – ESSES PARTIDOS DEVEM BUSCAR FORMAR FEDERAÇÃO PARA FUGIR DA DEGOLA DA CLÁUSULA DE DESEMPENHO.
O PDT É MAIS O ATRATIVO PARA FEDERAÇÃO OU FUSÃO, COM UMA BANCADA DE 17 DEPUTADOS FEDERAIS. JÁ TEVE DIÁLOGOS COM PSB, PT, SDD E PSDB, MAS NÃO HÁ AINDA SINALIZAÇÃO CLARA DE QUAL SERÁ O ENCAMINHAMENTO DO PARTIDO.
Eis a realidade.
Radomécio Leite
Redação PB Vale