Acompanhado da pré-candidata à prefeita, Maria Eunice Pessoa (PSB), o deputado estadual Ricardo Barbosa, do mesmo partido, visitou na manhã deste sábado (12), os bairros do Planalto e Gurgurí, em Mamanguape. No Planalto visitaram comerciantes, trabalhadores e moradores para reforçar o convite para a plenária que ser realizada na noite de hoje. Já na visita do Gurgurí foram verificar a situação do Matadouro Público.
Em entrevista, Ricardo Barbosa falou sobre sua estada em Brasília esta semana, com o ministro Henrique Eduardo Alves – Ministério do Turismo, para tratar de um pedido da alocação de recursos para reconstrução da Bica de Sertãozinho, em Mamanguape.
“Como havia prometido na plenária realizada no Alto do Cemitério, que estaria envidando todos os meus esforços para tentar buscar uma solução para o problema da Bica do Sertão, em função de ter sido o pedido mais presente entre as pessoas que participaram com fala, naquele momento”, acrescentou o parlamentar.
Ricardo fez questão de destacar a disponibilidade de participar da reunião, do deputado federal Manoel Júnior (PMDB). “Do mesmo partido e amigo do Ministro, Manoel Júnior, se dispôs a participar do encontro, deixando de lado qualquer querela política e defendendo aos interesses do povo de Mamanguape”, disse Barbosa.
Segundo Ricardo Barbosa, o caminho será longo até que seja garantido o pleito: cadastrar no Siconv – Convênios e Contratos de Repasse da Administração Pública Federal, elaborar projeto, viabilizar todos os documentos, para analise do Ministério. Para ele, apesar da crise no País, é momento de ter otimismo pelo que conhece dos tramites em Brasília desde quando superintendente da Suplan e como coordenador das obras do PAC na Paraíba.
Com relação à visita ao Matadouro Público, Ricardo disse ter ficado impressionado com a situação que viu. De acordo com ele, qualquer obra que venha a ser construída com recursos federais, só poderá ser cadastrada até terça-feira (15), seu gabinete terá 48 horas para dar entrada no projeto de construção de um Matadouro Regional, para Mamanguape. “Quando superintendente da Suplan elaborei os projetos dos abatedouros de Marí, Solânea e Uiraúna. Como tenho o projeto vou tentar com o apoio dos técnicos do Governo do Estado acessar o sistema do Ministério da Agricultura, para tentarmos viabilizar estes recursos”, detalhou. Acrescentou dizendo da importância das plenárias e que as duas demandas foram oriundas dos eventos no Alto e no Gurgurí.
Durante esta semana, ao receber informações do trabalho feito pelo deputado Ricardo Borbosa, Maria Eunice usou sua rede social para expressar sua satisfação com o resultado da reunião em Brasília. “Uma importante demanda que nasceu pequena, humilde em nossas plenárias, alçou vôo e pode começar a ganhar contornos de realidade. Um de nossos primeiros pedidos ao deputado, que se prontificou a lutar Ainda há muito por fazer, foram anos de descaso e abandono com nossa cidade. Se é para a Bica do Sertãozinho voltar com força total que assim seja!”, postou.
Por Alex Figueiredo