O valor definido pelo Ministério da Saúde para o município de João Pessoa pagar o piso da enfermagem é insuficiente. A secretária de Saúde da Capital, Janine Lucena, informou que está no aguardo do Ministério da Saúde enviar informações de como chegou ao valor de R$ 10,5 milhões para adotar alguma medida.
Conforme publicou o @blogmauriliojunior na semana passada, o Ministério da Saúde definiu um valor maior para Campina Grande do que para João Pessoa, mesmo a Capital tendo um número superior de profissionais na enfermagem.
De acordo com dados do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba, João Pessoa conta com 16.924 profissionais entre enfermeiros, técnico, auxiliares e atendentes. Já Campina Grande soma menos da metade, com 7.434.
Nessa segunda-feira (21), o Ministério da Saúde anunciou o primeiro repasse do recurso complementar para estados e municípios efetivarem o pagamento do piso nacional da enfermagem. O pagamento é referente à quatro parcelas – maio, junho, julho e agosto – transferido fundo a fundo aos gestores estaduais e municipais.
Blog Maurílio Júnior