Turismo é um dos temas discutidos pela Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico, na Assembleia Legislativa da Paraíba. Este setor é responsável pela geração de emprego e renda e movimenta a economia na Paraíba. No Dia Mundial do Turismo, celebrado nesta sexta-feira (27), o presidente da Frente, o deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB), anunciou que próxima semana irá a Brasília, onde manterá audiência no Ministério do Turismo para discutir os motivos da saída de 38 cidades paraibanas do Mapa Turístico.
O Estado ganhou no Mapa do Turismo 2019-2021 cinco novos municípios, porém, 38 deles saíram, reduzindo para 68 o número de cidades. No Mapa, a Paraíba passa a ter 11 regiões turísticas: Agreste, Brejo, Cariri, Rota Sanhauá, Seridó e Curimataú, Trilha dos Tabajaras, Trilhas dos Potiguaras, Vale do Mamanguape, Vale do Paraíba, Vale dos Dinossauros e Vale dos Sertões.
Desde que foi criado, em 2016, o Mapa passou a ser um requisito para que as prefeituras buscassem, além de apoio na divulgação dos roteiros, recursos por meio do Programa de Regionalização do Turismo, pilar fundamental na política pública de desenvolvimento do turismo nacional.
“O turismo movimenta a nossa economia. Temos grandes potencialidades naturais, históricas e gastronômicas e precisamos gerar emprego e renda por meio delas. Na Frente Parlamentar de Empreendedorismo e Desenvolvimento Econômico estamos fazendo esse debate com os mais diversos segmentos, pois queremos fomentar esse setor”, disse Eduardo. Ele informou ainda que haverá um debate no dia 30 de novembro, em Cabaceiras, para discutir a interiorização do turismo.
Municípios que saíram do Mapa do Turismo:
Esperança, Guarabira, Pilõezinhos, Assunção, Boa Vista, Camalaú, Congo, Juazeirinho, Junco o Seridó, Livramento, Olivedos, Pocinhos, Prata, Riacho de Santo Antônio, Salgadinho, Santa Cecília, Santo André, São João do Tigre, São José dos Cordeiros, Soledade, Tenório, Zabelê, Baraúna, Cuité, Aparecida, Bonito de Santa Fé, Joca Claudino, Lastro, Santa Helena, Belém do Brejo do Cruz, Brejo do Cruz, Itaporanga, Juru, Patos, São José de Espinharas, São Mamede, Tavares, Teixeira.