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quarta-feira, 25 dezembro 2024
                             

“É preciso garantir ônibus de qualidade, pontualidade, investimentos e melhoria do serviço para acabar com sofrimento da população em João Pessoa”, defende Ruy

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Redação PB Vale
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A intervenção no atual formato do sistema de ônibus de João Pessoa tem sido defendida pelo deputado federal Ruy Carneiro para solucionar as dezenas de problemas vivenciados diariamente pela população. O parlamentar tem escutado as demandas por meio de plenárias e do canal criado para receber informações através do Whatsapp.

As queixas estão se intensificado, principalmente nos bairros mais afastados do Centro. Segundo Ruy, a maioria tem relação com a diminuição das linhas, longos períodos de espera, veículos sucateados e várias regiões onde o serviço praticamente não chega. “O serviço de ônibus é uma concessão dada pela prefeitura. A gestão municipal tem o dever de cobrar mais qualidade, pontualidade, melhor serviço e também de investir no sistema. É preciso acabar com o esquemão que funciona há muito tempo, destinar recursos do orçamento da prefeitura para ajudar a reduzir o preço das passagens, que é a segunda mais cara do Nordeste. Tem que ter coragem para aumentar a frota, mudar essa realidade e dar dignidade a quem depende de ônibus na capital”, defendeu.

Jennyffer Lima da Costa é mãe de duas crianças atípicas, inseridas dentro do espectro autista, e tem sofrido com os péssimos serviços. “Se eu for me deslocar para Funad, eles têm crise dentro do ônibus. Estão sempre superlotados e quebram com frequência. Isso sem falar que as vezes o motorista não para nem para você descer”, denunciou.

Eliane Ramos Pereira de Lima é moradora do Funcionário 3. Ela reclama da redução das linhas e da falta de veículos nos finais de semana. “Ônibus lá onde eu moro é uma derrota. Antes da pandemia também tinha o 114.  Hoje nós só temos o 1.500 e 1.510.  O problema é que o 1.500 ainda roda a semana inteira, mas o 1.510 só é até o sábado. No domingo, quem mora no Funcionários 4 precisa ir andando cerca de 40 minutos para o Funcionários 3 para conseguir pegar”, desabafou.

Essa crítica é semelhante a Rejane Maria Gomes, moradora do João Paulo II. “No sábado são apenas dois ônibus rodando para atender toda a população do João Paulo, Esplanada, Costa Silva e Ernani Sátiro. No domingo, é só um veículo para atender todo mundo, que é o da linha 102. Na semana a gente espera mais ou menos uma hora e no domingo tem que esperar ele ir no Centro e voltar para poder pegar novamente”, revelou.

Ruy continua recebendo as informações da população por meio do WhatsApp, através do número 83 99631-0045. As demandas serão reunidas e vão ajudar reforçar as cobranças do parlamentar, além de contribuir para construção de projeto que atenda as reais necessidades dos usuários de ônibus na capital.

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