“Esta é a oitava inauguração realizada durante nossa gestão. Uma inauguração que representa uma melhoria na funcionalidade do Poder Judiciário. E é exatamente esse o propósito, o motivo que nos leva a promover reformas”, ressaltou o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito da Silva, ao entregar, na manhã desta sexta-feira (23), a reforma do Fórum da Comarca de Monteiro, no Cariri paraibano. Com a entrega das melhorias e modernização no prédio ‘Ministro Luiz Rafael Mayer’, o desembargador-presidente encerrou uma série de obras que foram contempladas nas Comarcas de Entrâncias Inicial e Final durante o biênio 2023/2024.
Segundo o desembargador João Benedito, a iniciativa reforça o compromisso do Judiciário estadual em oferecer condições dignas de trabalho para magistrados(as) e servidores(as), além de proporcionar maior conforto aos cidadãos, que procuram a Justiça para resolver suas demandas. Trocamos os mobiliários, reestruturamos o prédio, com o objetivo de oferecer melhores condições de trabalho para os servidores, magistrados e advogados, além de proporcionar mais conforto e acessibilidade àqueles que recorrem ao Poder Judiciário”, enfatizou o presidente do TJPB.
O corregedor-geral de Justiça, desembargador Carlos Martins Beltrão Filho, ressaltou a relevância das melhorias para a eficiência do atendimento à população. “Na verdade, é um motivo de grande orgulho fazer parte de uma gestão que se dedicou, trabalhou intensamente e agora está colhendo os frutos desse esforço em benefício de todos nós”, afirmou o desembargador Carlos.
O juiz Nilson Dias de Assis Neto, diretor da Comarca de Monteiro, destacou que é um marco na história da Comarca e um reflexo do comprometimento do Poder Judiciário com a excelência e com a dignidade no atendimento ao povo. “Este espaço reformado, acessível e modernizado, não é apenas para os operadores do Direito.
Ele é, igualmente, para o cidadão e a cidadã que buscam na Justiça o reconhecimento de sua dignidade. E é por meio de um ambiente como este que reforçamos a importância do acolhimento, da transparência e da eficiência na resolução de demandas”, destacou o magistrado.
Para a diretora administrativa da Corte, Gisele Alves, este é um momento muito especial, não apenas para a gestão do desembargador João Benedito, mas, também, para todos que contribuíram para que este sonho se tornasse realidade. “Este fórum é um espaço que representa a justiça e a cidadania, e cada detalhe aqui reflete nosso compromisso em servir a comunidade de Monteiro com excelência”, disse a diretora administrativa.
Dentre os serviços executados na reforma constam: assentamento de piso e rodapé cerâmico; esquadrias em geral (portas e janelas em alumínio/vidro); instalações elétricas e hidrossanitárias; forro de gesso; pintura interna e externa; pavimentação externa; telhado em telha de fibrocimento; mobiliário do Tribunal do Júri; impermeabilização da coberta; e acessibilidade. “A gente está entregando realmente um Fórum remodelado e próprio para atender toda a população”, afirmou a gerente de Arquitetura e Engenharia do TJPB, Marieta Tavares.
Localizada na região do Cariri paraibano, a Unidade Judiciária de Monteiro atende ainda aos municípios de Camalaú, São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê, contando com três varas mistas.
Durante a gestão do desembargador João Benedito já foram reformados os fóruns de São José de Piranhas, São João do Rio Peixe, Princesa Isabel, Campina Grande, Água Branca, Patos e agora Monteiro. Além disso, foi concluída a maior obra do Poder Judiciário da Paraíba: a revitalização do histórico Palácio da Justiça, em João Pessoa, e está em fase de conclusão a reforma do Anexo Administrativo.
O evento contou ainda com a presença do desembargador Aluízio Bezerra Filho; das juízas auxiliares da Presidência do TJPB, Lua Yamaoka e Michelini Jatobá; da juíza corregedora, Aparecida Gadelha; da presidente da Associação das Esposas dos Magistrados e das Magistradas da Paraíba (Aemp), defensora pública Maria da Glória Oliveira da Silva, da prefeita de Monteiro, Ana Paula Morato, de magistrados, diretores e gerentes do TJPB, além de sevidores da Justiça, políticos, advogados e autoridades locais.
Por Marcus Vinícius