Nesta sexta-feira (28), Dia Nacional de Greve Geral, os (as) trabalhadores (as) do campo e da cidade de diversas cidades da Paraíba vão parar suas atividades em protesto contra as Reformas da Previdência e Trabalhista. Em João Pessoa, o ato público será realizado a partir das 14h, no Ponto Cem Réis. O Dia Nacional de Greve na Paraíba já tem adesão de diversas categorias, que irão às ruas dialogar com a população sobre o maior ataque à classe trabalhadora, já visto no país.
Para o secretário-geral da CUT-PB, Joel Nascimento, a Greve Geral na Paraíba será um marco histórico de luta da classe trabalhadora. “Essa Greve Geral mostrará a reação do conjunto de trabalhadores conduzidos por suas organizações sociais e populares com apoio de outros setores da sociedade, a exemplo das igrejas, MPT, OAB, Judiciário, que uniram-se em torno de uma só bandeira, salvar o povo do maior retrocesso social já mais imaginado, que levará o Brasil aos tempos da escravidão. Por isso, nós estamos confiantes que a Greve Geral, além de proporcionar o maior grito de indignação, será a retomada de todo um enfrentamento a todas as medidas em curso, provocando ainda, aos parlamentares do Congresso e Senado, a reflexão na tomada de posição do voto”, afirmou.
Segue informativo da CUT:
CATEGORIAS QUE VÃO PARAR NA GREVE GERAL – PARAÍBA
1. AEROPORTUÁRIOS – PILOTOS, COMISSÁRIOS E CONTROLADORAS DE VÔO
2. AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE
3. A ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA
4. ASSOCIAÇÃO DOS MAGISTRADOS DA PARAÍBA – AMPB
5. BANCÁRIOS
6. COMERCIÁRIOS
7. CONSTRUÇÃO CIVIL
8. CORREIOS
9. DEFENSORES PÚBLICOS FEDERAIS – PB
10. FERROVIÁRIOS – CBTU
11. FRENTISTAS DOS POSTOS DE GASOLINA
12. MOTORISTAS E COBRADORES
13. OAB
14. POLICIAIS CIVIS
15. PORTUÁRIOS
16. PROFESSORAS DA REDE PRIVADA DE ENSINO – SINTEEMP
17. PROFESSORAS E SERVIDORES DA UEPB
18. PROFESSORAS E SERVIDORES DA UFPB – ADUFPB E SINTESPB
19. PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINE – SINTEP E SINTEM
20. PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFPB
21. SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL –
22. SERVIDORES DO DATAPREV
23. SERVIDORES DO DETRAN
24. SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS – PB
25. TRABALHADORES DA FUNDAC
26. TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA
27. TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS
28. TRABALHADORES URBANITÁRIOS – CAGEPA, ENERGISA E CHESF
29. SERVIDORES DO FISCO ESTADUAL
Servidores públicos municipais de várias regiões do estado vão se reunir em cidades polos para realização de atos públicos da greve geral em lagoa seca.
MUNICÍPIOS CONFIRMADOS: ALAGOA NOVA, ALGODÃO DE JANDAÍRA, ARARA, AREIA, AREIAL, BARRA DE SANTANA, BOQUEIRÃO, CABACEIRAS, CAMPINA GRANDE, CASSERENGUE, FAGUNDES, GADO BRAVO, JUAREZ TÁVORA, LAGOA DE ROÇA, LAGOA SECA, LIVRAMENTO, MASSARANDUBA, MATINHAS, MONTADAS, PILÕES, POCINHOS, PUXINANÃ, QUEIMADAS, REMÍGIO, SÃO JOÃO DO CARIRI, SERRA REDONDA E SOLÂNEA
EM CUITÉ
Ato Público concentrando doze municípios à partir das 8:30 em frente ao INSS, Centro da Cidade. Confirmada a participação de servidores e servidoras municipais das cidades de: CUBATÍ, SÃO VICENTE, OLIVEDOS, PEDRA LAVRADA, NOVA PALMEIRA, PICUÍ, FREI MARTINHO, BARAÚNA, SOSSEGO, BARRA DE SANTA ROSA, DAMIÃO E NOVA FLORESTA.
VALE DO MAMANGUAPE
CIDADES PARTICIPANTES:
BAÍA DA TRAIÇÃO, CAPIM, CUITÉ DE MAMANGUAPE, CURRAL DE CIMA, DUAS ESTRADAS, ITAPOROROCA, JACARAÚ, MAMANGUAPE, MARCAÇÃO, MATARACA, PEDRO RÉGIS e RIO TINTO. CLASSES: SERVIDORES MUNICIPAIS, TRABALHADORES RURAIS, UNIVERSIDADES, IGREJAS, AGRICULTURA FAMILIAR, PROFESSORES ESTADUAIS, ÍNDIOS, ETC.
OUTRAS CIDADES QUE VÃO ORGANIZAR ATIVIDADES:
GUARABIRA
ITABAIANA
SOLÂNEA
CAAPORÃ
CAJAZEIRAS
O ato terá concentração a partir das 8h na Praça das Oiticicas (em frente à Câmara Municipal) e sairá em direção ao INSS.
CAMPINA GRANDE
Pela manhã acontecerão piquetes em diversas áreas: garagens, escolas, comércio, urbanitários, INSS, universidades, fábricas, bancos e etc.
Concentração para o PIQUETÃO, às 7 horas, na Praça da Bandeira com o ATO PÚBLICO, na Praça da Bandeira, às 10 horas.
“Lutar com união para defender nossos Direitos!”
JOÃO PESSOA
Pela manhã vai acontecer piquetes e paralisações em diversas categorias como:
AEROPORTUÁRIOS – PILOTOS, COMISSÁRIOS E CONTROLADORAS DE VÔO; AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE; MAGISTRADOS DA PARAÍBA – AMPB; BANCÁRIOS; COMERCIÁRIOS; CONSTRUÇÃO CIVIL; CORREIOS; DEFENSORES PÚBLICOS FEDERAIS – PB; FERROVIÁRIOS – CBTU; FRENTISTAS DOS POSTOS DE GASOLINA; MOTORISTAS E COBRADORES; POLICIAIS CIVIS; PORTUÁRIOS; PROFESSORAS DA REDE PRIVADA DE ENSINO – SINTEEMP; PROFESSORAS E SERVIDORES DA UEPB; PROFESSORAS E SERVIDORES DA UFPB – ADUFPB E SINTESPB; PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINE – SINTEP E SINTEM; PROFESSORES E TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS DO IFPB – SINTEF; SERVIDORES DA JUSTIÇA FEDERAL – SINDJUF; SERVIDORES DO DATAPREV – SINDPD; SERVIDORES DO DETRAN; SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS – PB; TRABALHADORES DA FUNDAC; TRABALHADORES DA LIMPEZA URBANA – SINDLIMP; TRABALHADORES E TRABALHADORAS RURAIS – FETAG; TRABALHADORES URBANITÁRIOS – CAGEPA, ENERGISA E CHESF. TRABALHADORES DO FISCO ESTADUAL – SINDFISCO.