A corrida pela prefeitura de Cajazeiras, no Alto Sertão da Paraíba, passa por uma reviravolta. Após uma reunião na tarde desta terça-feira (10) com o governador João Azevêdo (PSB), teria ficado decidido que Chico Mendes (PSB), inicialmente candidato à prefeitura, será substituído pelo vice, o médico Pablo Leitão (PSB). A informação foi divulgada em primeira mão pelo jornalista Rudney Araújo, durante o programa 60 Minutos, do Sistema Arapuan de Comunicação, na tarde de hoje.
O deputado estadual Chico Mendes (PSB) vai conceder uma entrevista coletiva nesta quarta-feira para oficializar a decisão.
A reunião que definiu a mudança ocorre na Granja Santana, onde os detalhes finais estão sendo discutidos.
A substituição ocorre após o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) impugnar a candidatura de Chico Mendes. A corte acatou um recurso apresentado pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) e pela coligação liderada por Socorro Delfino (PP), que contestaram a liberação da candidatura na primeira instância.
Tanto o MPE quanto a coligação argumentam que Mendes estaria tentando disputar um terceiro mandato consecutivo no executivo, já que ele foi prefeito de São José de Piranhas entre 2017 e 2022, antes de renunciar ao cargo para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa da Paraíba, sendo eleito deputado estadual.
O processo foi concluído nesta terça-feira, quando o desembargador Oswaldo Trigueira do Vale Filho, os juízes Roberto França, Sivanildo Torres Ferreira e a juíza Maria Cristina Paiva Santiago acompanharam o voto do relator Bruno Teixeira de Paiva, que já havia se posicionado contra a candidatura de Mendes. O juiz Fábio Leandro se absteve de votar.