Após articulações dos deputados Chió (Rede) e Tião Gomes (PSB) ao lado do Governador João Azevêdo, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) garantiu a sua permanência no município de Areia com a doação de um terreno para a construção da sede no município. Mais de R$ 25 milhões serão investidos.
A decisão foi publicada no Diário Oficial desta terça-feira (24), considerada como de utilidade pública a desapropriação de um imóvel rural com mais de 4 hectares, localizado no Sítio Capim de Cheiro, na zona rural de Areia, que será adquirido pelo Governo do Estado. A ação garante a permanência definitiva da instituição no município que irá beneficiar mais de 800 estudantes de toda a região do Brejo.
A doação será oficializada com aprovação do projeto na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no retorno às atividades após o período carnavalesco. Os deputados Chió e Tião Gomes garantiram que a matéria será aprovada por unanimidade na Casa de Epitácio Pessoa.
“Trabalhar para melhorar a vida e o futuro das pessoas é a nossa principal função. E a garantia do IFPB em Areia é uma vitória para todos nós e para as nossas futuras gerações que seguirão com esse equipamento que garante a formação de profissionais de excelência. Eu e Tião estamos muito agradecidos ao governador João Azevêdo. Na Assembleia, os nossos companheiros serão sensíveis à pauta e com certeza irão aprovar a doação por unanimidade”, declarou Chió.
O deputado Tião Gomes agradeceu ao governador João Azevêdo e garantiu continuidade da luta pela efetivação da doação.
“A falta de uma sede própria sempre foi um obstáculo, e houve o risco real de perdermos essa instituição para outro município. Agora, com o empenho do governador João Azevêdo, conseguimos avançar com a desapropriação do terreno. O próximo passo será garantir a aprovação da doação na Assembleia Legislativa, e estaremos mobilizados para que isso aconteça o quanto antes”, afirmou Tião Gomes.
O IFPB é uma instituição essencial para o desenvolvimento regional, oferecendo ensino técnico e superior de qualidade. Desde 2016, o campus do IFPB em Areia funciona em uma estrutura provisória, sem sede própria. O Governo Federal irá garantir R$ 25 milhões para a construção e a compra de equipamentos do novo IFPB.