23.3 C
Mamanguape
domingo, 4 maio 2025
                          

CCJ aprova projetos que fortalecem direitos das mulheres

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

O mês de março mal começou e a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) já está reforçando sua atuação para garantir direitos das mulheres. Durante a reunião desta terça-feira (5), a comissão aprovou três projetos nessa linha: 1375, 1413 e 1416.

O projeto de lei 1375/2023 é de autoria do deputado Inácio Falcão e determina a disponibilização de equipamentos adequados, nas unidades de saúde, para a realização dos exames permanentes de prevenção ao câncer ginecológico em mulheres com deficiência. Entre os equipamentos, destacam-se os aparelhos de mamografias e ultrassonografia, além de equipes com profissionais treinados para este tipo de atendimento.

“É notório que mulheres com deficiência também necessitam das condições e de equipamentos adequados para realização dos exames permanentes de prevenção ao câncer ginecológico. Cabe mencionar que, por exemplo, uma mulher paraplégica necessita de uma cadeira de elevação ajustável para realizar o exame de mamografia facilitando sua realização”, defende o autor.

O segundo projeto de lei, 1413/2023, institui o Programa de Atenção à Saúde Sexual e Reprodutiva das Mulheres em Situação de Rua, na Paraíba. De autoria do deputado João Gonçalves, a iniciativa prevê ações que garantem a dignidade menstrual, com o fornecimento de absorventes higiênicos e demais produtos de higiene necessários nesse período; a facilitação do acesso anual a consultas ginecológicas ou, om maior frequência, conforme as necessidades individuais de cada mulher; a realização do exame Papanicolau e mamografia, de acordo com as orientações da Secretaria Estadual de Saúde; a vacinação contra o Papiloma Vírus Humano (HPV); testes de doenças sexualmente transmissíveis; e fornecimento de preservativos e anticoncepcionais.

Também de autoria do deputado João Gonçalves, o projeto de lei 1416/2023 sugere a criação do Dia do Pré-Natal, a ser celebrado anualmente em 17 de novembro, integrando o Calendário oficial do Estado da Paraíba. A data é um incentivo à realização de eventos pelo Poder Público de conscientização, bem como promoção de serviços de saúde para gestantes e recém-nascidos, em parceria com entidades diversas que possuam atuação em saúde materno-infantil.

As matérias serão encaminhadas para votação em plenário nos próximos dias. Estavam presentes na reunião os deputados João Gonçalves, Chico Mendes, Taciano Diniz, Júnior Araújo e Juscelino do Peixe, além de Wilson Filho, presidente da comissão.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Cal Filho oficializa apoio a Ruy Carneiro e a ex-prefeita de Riachão do Poço durante festa de 31 anos de Cuité de Mamanguape

Durante as comemorações pelos 31 anos de emancipação política de Cuité de Mamanguape, na noite desta sexta-feira (3), o...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -