Faltando menos de trinta dias para as eleições desse ano, a candidata Raquel Melo, do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), vem liderando as intenções de voto para prefeito (a) de Sobrado, na Região Geográfica Imediata de João Pessoa. Foi o que apontou a última pesquisa, recentemente realizada no município, encomenda pelo Grupo João Rafael, composto pelos veículos de comunicação: Portal Nordeste1, Rádio Cultura e Rádio Rural.
Se a eleição em Sobrado fosse hoje, conforme pergunta estimulada, Raquel Melo (PSDB) venceria com 42,75% das intenções de voto, enquanto o atual prefeito Léo Martins (MDB) teria38,0%, estaria na segunda colocação. Na terceira colocação, aparece o filho do ex-prefeito George Coelho, o jovem Guilherme Coelho com 8,75% das intenções de voto.
É o que aponta levantamento realizado pelo Instituto Advise, que atua no mercado há quase 30 anos, realizando pesquisas estatísticas na região Nordeste.
Votos brancos e nulos somam 1,0% e indecisos 9,50%.
O Instituto Advise, também quis saber, entre os nomes apontados, qual o eleitor de Sobrado mais rejeita. Quem lidera a rejeição é o atual prefeito Léo Martins, com 23,0%. Guilherme Coelho é rejeitado por 20,75%dos entrevistados. A candidata Raquel Melo apresenta o menor índice de rejeição com 18,25%.
7,75% dos entrevistados dizem não votar em nenhum dos três candidatos e 30,25% informaram não rejeitar nenhum deles.
A pesquisa realizada pelo Instituto Advise sobre a sucessão em Sobrado foi registrada junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-02921/2024. Ao todo, foram realizadas 400 entrevistas nos dias 09 e 10 de setembro do corrente ano.
A margem de erro é de 4,78% pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95,0%. De acordo com o plano amostral da pesquisa, foram consideradas as variáveis: sexo, grau de escolaridade, faixa etária e nível econômico.
As entrevistas com os moradores foram realizadas, com estratificação nas seguintes localidades: Sede do município e na zona rural nas localidades de Antas do Sono, Areia Branca, Areia Vermelha, Café do Vento, Campo Grande 1, Campo Grande 2, Campo Grande 3, Caruçu 1, Caruçu 2, Cordeiro, Figueira e Lagoa do Padre.
O Grupo João Rafael vem encomendando, em parceria com o Instituto Advise, diversas pesquisas numa série de municípios paraibanos. Pelo Grupo João Rafael, já foram realizadas pesquisas em Guarabira e Itapororoca. Esta é a terceira de uma sequência de várias até a data das eleições.
Redação Portal Nordeste 1/Advise