Até a tarde desta terça-feira (24), o aplicativo ‘Pardal’, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabilizava 608 denúncias de propaganda eleitoral irregular na Paraíba. Destas, cerca de 15% (91, no total) das irregularidades ocorreram em Campina Grande.
Entre as cinco cidades com maior volume de denúncias, também estão João Pessoa (73), Bayeux (36), Santa Rita (29) e Mamanguape (19).
Considerando o total de denúncias do estado, 280 foram relativas a campanhas de candidatos a vereador, enquanto 159 tiveram como alvo partidos, coligações ou federações, e 152 denúncias foram contra campanhas de candidatos a prefeito nos municípios paraibanos.
Sobre o aplicativo
O Pardal é um aplicativo de fácil acesso oferecido gratuitamente pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que qualquer cidadão possa enviar denúncias sobre diversos tipos de irregularidades durante as campanhas eleitorais espalhadas por todo o país.
O app está apto a receber as seguintes denúncias: compra de votos; uso da máquina pública; crimes eleitorais; e propagandas irregulares. Já a apuração de todas as denúncias compete ao Ministério Público Eleitoral.