Acontece neste sábado (1º) a eleição das mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal. Os parlamentares votarão para eleger os sucessores dos presidentes Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco(PSD-MG), e demais cargos diretivos das duas Casas Legislativas.
O cenário vem se consolidando para uma eleição de Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência da Câmara e de Davi Alcolumbre (União-AP) para o comando do Senado. Ambos angariaram um amplo leque de apoios durante o período de negociações.
Entre os deputados, Motta terá como concorrentes os candidatos do Psol, Henrique Vieira (RJ), e do partido Novo, Marcel van Hattem (RS). Na lista de apoios ao nome do candidato do Republicanos estão 17 legendas, incluindo o PL do ex-presidente Jair Bolsonaro e o PT do presidente Lula. A lista traz ainda PP, Podemos, PCdoB, PV, PDT, PSB, PSDB, Cidadania, Rede, PRD, Solidariedade, PSD e União Brasil.
Já o nome de Alcolumbre é apoiado por 70 dos 81 senadores. Para ser eleito, o candidato precisa de 41 votos. O senador, que foi presidente da Casa entre 2019 e 2021 e da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) no biênio 2023-2024, terá como concorrentes o ex-ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes (PL-SP) e Eduardo Girão (Novo-CE), além de dois candidatos do Podemos: Soraya Thronicke (MS) e Marcos do Val (ES).
O pleito elegerá também os sucessores dos demais componentes das mesas diretoras da Câmara e do Senado, que incluem os cargos de 1º vice-presidente e 2º vice-presidente, além dos 1º, 2º, 3º e 4º secretários e quatro suplentes.
A mesa é um órgão interno responsável pela organização dos trabalhos administrativos e burocráticos de cada instituição. A eleição para os seus integrantes se dá de forma separada à do presidente, ou seja, eles concorrem em chapas específicas, embora o processo se dê na mesma data. Os membros eleitos deverão exercer o mandato pelo biênio 2025-2027.
A sessão para a eleição da presidência do Senado está marcada para acontecer às 10h do sábado. Os demais cargos em disputa terão a votação a partir das 11h. Na Casa, a votação acontece em cédulas de papel e é secreta.
A eleição para a Mesa Diretora da Câmara está marcada para acontecer às 16h. A votação se inicia quando houver 257 deputados presentes, número que corresponde à maioria absoluta da Casa. O voto é realizado por meio de urna eletrônica e também é secreto.