“Projeto foi criado por professores e estudantes da Escola Técnica Estadual João da Matta Cavalcanti de Albuquerque, em Mamanguape. Mecanismo encaminha a água dos ar-condicionados para serem utilizadas na limpeza do ambiente e para uma horta”.
A culminância do projeto água potável, líquido em extinção, projeto de intervenção pedagógica onde os protagonistas foram os jovens estudantes da Escola Técnica Estadual de Mamanguape, trabalharam a solução de problemas em relação à escassez de água dentro da unidade e também na comunidade.
Entre as atividades desenvolvidas, tiveram a realização de palestras envolvendo os componentes curriculares da base comum, onde todos os professores trabalharam de forma interdisciplinar a problemática da água.
“A metodologia para a execução do projeto teve início com o planejamento, trabalhado de forma interdisciplinar e depois foi distribuídos por equipe, tendo como base comum a problemática da água”, informou a professora Rosa de história e coordenador de Ciências Humanas da Escola.
“Esperamos que os nossos jovens protagonistas possam disseminar a ideia de uso correto da água, não só dentro da escola, mas também em toda comunidade. Como também trazer propostas de atividades que possa fazer o reaproveitamento da água, como houve aqui na nossa escola, com a capitação da água do ar-condicionado para limpeza da escola e para uso de uma horta que está sendo elaborada”, destacou a professora.
Ela lembrou que o projeto contou com as parcerias da direção da Escola, através da diretora Gerlane Pereira, da equipe pedagógica e da 14ª Gerência Regional de Ensino de Mamanguape.
Atualmente a Escola João da Mata conta com cerca de 250 alunos matriculados, divididos em dois cursos: agronegócios e informática em horário integral.
Da redação