A 7ª edição dos Jogos Indígenas da Paraíba foi aberta nesta sexta-feira (7), na aldeia Monte Mor, em Rio Tinto. O evento, que tem a realização do Governo do Estado, terá quatro dias de duração e contará com a participação de 1300 índios de 34 aldeias do Litoral Norte. As modalidades em disputa são: canoagem, corrida do toro, arco e flecha, futsal, futebol de campo, cabo de guerra, mini maratona e arremesso de lança.
Na solenidade de abertura, houve o desfile das aldeias participantes, o acendimento da tocha olímpica, bem como a apresentação cultural de grupos locais e ainda a dança do toré, típica indígenas. “Mais um momento marcante para o esporte paraibano, a realização, por mais um ano, dos Jogos entre as aldeias potiguaras. É uma das missões do Governo do Estado levar o esporte aos mais diversos povos e agora os índios estão tendo a oportunidade, dentro do mês em que se comemora o dia deles”, disse secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco.
O cacique geral do povo potiguara, Sandro Gomes, agradeceu a atenção do Governo do Estado. “Nós, que somos Potiguaras, agradecemos a atual gestão estadual, que nunca deixa passar em branco esse mês do índio, movimentando, através do esporte e lazer, as nossas aldeias. Nossas palavras são só de gratidão”, frisou.
Participaram também da abertura o secretário de Estado de Desenvolvimento e Articulação Municipal, Buba Germano; o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Gervásio Maia, além de representantes dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação.
Da Secom-PB
Rua Francisco Araujo
154