Pelo menos, cinquenta árvores caíram após as fortes chuvas registradas em João Pessoa entre essa quinta-feira (15) e esta sexta-feira (16). Além disso, portões, telhados e outdoors também foram arrancados pela ventania. As ocorrências foram registradas no bairro dos Bancários, Mangabeira, Cristo, Rangel, Colinas do Sul, Manaíra, Bessa, Altiplano, entre outros.
Por causa disso, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais fez um alerta moderado para a ocorrência de deslizamentos em todos os municípios que estão localizados na faixa litorânea da Paraíba.
De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), pelo menos sete semáforos foram afetados pelas fortes chuvas. São eles:
- Av. Walfredo M. Brandão x R. Paulino dos Santos Coelho – Foco da Paulino ao solo
- Av. Hilton Souto Maior x R. Agostinho Fonseca Neto – Fora de posição (Sentido José Américo/Cristo);
- Av. Sen. Ruy Carneiro x R. Antônio Rabelo Jr – Foco fora de posição;
- Av. Sen. Ruy Carneio x Av. Esperança – Apagado;
- Av. Flávio Ribeiro Coutinho (Shopping Manaíra) – Coluna amassada/ empenada (Praia/Centro)
- Av. Gov. Flavio R. Coutinho x Rua da Candelaria com o braço virado, sentido centro-bairro
- Av. Epitácio Pessoa x Av. Paulino Pinto, apagado
Conforme a Defesa Civil, choveu em João Pessoa 84 milímetros somente na madrugada. O bairro onde mais choveu nas últimas 12 horas foi o Cristo Redentor (44.8 mm).
Vídeos registrados por telespectadores da TV Correio mostram a destruição causada pelo temporal.
Queda de energia
De acordo com a Energisa, as chuvas, acompanhadas de ventos fortes causaram grandes prejuízos à rede elétrica, em diversos bairros da capital e região metropolitana, prejudicando o fornecimento de energia. Além disso, objetos foram arremessados na rede elétrica, por conta das fortes rajadas de vento.
Residências nos bairros do Bessa, Intermares, Cristo e Mangabeira estão sem energia. A concessionária informou que triplicou o efetivo de equipes técnicas para atender a contingência.
Voos desviados
Pelo menos dois voos encontraram dificuldades para pousar no Aeroporto Castro Pinto. As aeronaves foram desviadas para Natal e Recife. Os passageiros vinham de Brasília e do Rio de Janeiro. Segundo a Aena, a situação já foi normalizada, entre pousos e decolagens.
Portal Correio