O grande esforço que vem sendo realizado desde o início de dezembro com a Operação Rodovida contribuiu para a redução do número de acidentes e de sua letalidade. Usando números preliminares, de 20 a 25 de dezembro a PRF registrou redução de 53% no índice de acidentes graves (aqueles onde houve ao menos um ferido grave ou um óbito). Com essa queda também foi registrada uma diminuição de 6% no índice de mortalidade nas estradas federais na Paraíba.
Os dados dispostos abaixo são números preliminares, considerando que a Operação Festas de Fim de Ano segue até após o Reveillon.
O período considerado para efeito deste balanço parcial é de 20 a 25 de dezembro de 2014 (calendário nacional da PRF), comparando com o mesmo período de 2013. Os números são relativizados, isto é, considera-se como referência a frota nacional de veículos.
Antes, números absolutos não refletiam a realidade, como deixa claro este exemplo: se registramos 100 acidentes em um determinado período do ano, considerando um frota de (x veículos), e no mesmo período do ano seguinte registrarmos 105 acidentes, considerando uma frota de (x + 10%), o número esperado seria 110. Portanto, na prática, houve uma desaceleração de crescimento no número de acidentes.
A frota nacional de veículos cresce a cada ano, mas o percentual de crescimento de acidentes, felizmente, não está acompanhando o crescimento da frota. Para efeito de balanço, estamos considerando as taxas de acidentes graves (acidentes com feridos graves e/ou mortos) e a de letalidade (acidentes com mortos).
Assim como a taxa de acidentes graves, o número de acidentes com morte também caiu. Em 2014 o registro foi de 0,0230 contra 0,0245 em 2013, uma redução de 6%.
A PRF avalia que este formato de registro se torna mais eficaz, já que acompanha o crescimento da frota. “A frota nacional de veículos cresce a cada ano, mas o percentual de crescimento de acidentes, felizmente, não está acompanhando o crescimento da frota”, diz o relatório. A Operação Festas de Fim de Ano segue até após o Revéillon.