Um homem de 32 anos foi preso na manhã desta sexta-feira (15) em Jacarapé, na cidade de João Pessoa, pela prática de crime ambiental, pois, segundo a polícia, ele teria construído um barraco, “cercas” e instrumentos com madeiras provenientes da Mata Atlântica, para morar no local. A polícia disse ainda que o suspeito confessou os crimes e os teria cometido para não pagar aluguel na cidade.
A prisão, de acordo com a Polícia Civil, teve como objetivo a preservação e repressão qualificada no “Parque Estadual das Trilhas e dos Cinco Rios”, instituído pelo Dec. Estadual nº 35.325/2014, o qual constitui uma Unidade de Conservação Ambiental.
Conforme a polícia, no momento da prisão, o suspeito foi flagrado cortando madeiras provenientes da Mata Atlântica. E a Sudema também realizou a devida notificação, com imposição de multa no valor R$ 200, pela prática de dano à Unidade de Conservação, considerando o desmate e ocupação irregular.
Segundo o delegado titular da Delegacia de Meio Ambiente, Ragner Magalhães, o suspeito explicou que estava morando no barraco há aproximadamente um mês, pois seria mais vantajoso do que pagar aluguel na cidade.
Ele vai responder pela prática de causar dano direito ou indireto à Unidade de Conservação, nos termos do art. 40, caput, da Lei 9.605/98, com pena de reclusão, de um a cinco anos (em abstrato). Por ser crime inafiançável, será encaminhado para a Carceragem da Central de Polícia. As informações são do G1.