As Forças de Segurança da Paraíba irão empregar um esquema de policiamento diferenciado para a final da Copa do Nordeste 2016, que acontece às 16h deste domingo (1º), no estádio Amigão, em Campina Grande, com a disputa do título entre os times Campinense de Paraíba e Santa Cruz de Pernambuco. As ações incluem reforço nos efetivos das polícias Militar e Civil, dentro e fora de campo, e atuação do Corpo de Bombeiros.
De acordo com a Polícia Militar, o efetivo vai estar presente com sua tropa nas ruas adjacentes, bem como no estádio, com suplemento de unidades especializadas, como ROTAM, Ciclo Patrulha, Patrulha Rural, Ambiental, Força Tática, Companhia de Trânsito, Choque e Cavalaria. Serão policiados a Integração, Praça da Bandeira, corredores de acesso ao estádio e bairros onde há deslocamento de torcidas. Também haverá pontos de bloqueio em locais estratégicos. Os policiais ainda vão estar de sobreaviso a partir deste sábado (30).
Policiais civis também estarão presentes na Delegacia do Torcedor, instalada dentro do estádio, com equipe formada por delegado, agentes de investigação, escrivães e motoristas policiais, para atendimento específico de ocorrências no local. Na Central de Polícia de Campina Grande, no bairro do Catolé, também haverá uma equipe policial de plantão para demais ocorrências externas, além da presença de policiais para suporte logístico e operacional.
Já o Corpo de Bombeiros terá homens e mulheres empregados diretamente na prevenção no estádio. O efetivo será distribuído também em trios, no interior do campo, munidos com equipamentos para atendimento de primeiros socorros. Nove viaturas estarão dentro do ‘Amigão’, sendo duas ambulâncias, duas de busca e salvamento, quatro motorresgate e um veículo operacional de menor porte equipado com material de primeiros socorros.
As viaturas também terão extintores para uso em pequenos focos de incêndio e uma viatura do tipo Auto Bomba Tanque, para combate a incêndio, terá ponto base nas imediações do estádio.
Da Redação, com Secom-PB