Três mortes que podem ter sido causadas pela Influenza A/H1N1, conhecida popularmente como gripe suína, estão sendo investigadas pela Secretaria de Estado da Saúde. Até a publicação da matéria, os municípios onde as suspeitas foram registradas não haviam sido divulgados.
Sete casos da doença já foram confirmados no estado. Primeiro, duas mulheres foram diagnosticadas com a doença em Soledade e Campina Grande. Depois, houve a constatação de mais cinco pessoas com o vírus, em João Pessoa.
A paciente de Campina Grande segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antônio Targino. Já a paciente de Soledade recebeu alta médica, segundo a gerente da 3ª Gerência Regional de Saúde, Tatiana Medeiros. Os cinco pacientes da Capital passam bem e também já tiveram alta, de acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica na Paraíba, Renata Nóbrega.
Prevenção
As vacinas contra o H1N1 chegam ao estado a partir da sexta-feira (1º), mas a campanha de imunização só terá início no dia 30 de abril e segue até 20 de maio. O Ministério da Saúde ressalta que, além da vacinação, a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas destas medidas.
Da Redação, com Secom-PB