22 C
Mamanguape
sexta-feira, 22 novembro 2024
                             

Saúde investiga casos suspeitos de febre amarela na Paraíba

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

Os primeiro casos suspeitos de febre amarela da Paraíba são investigados em João Pessoa e Campina Grande, nesta segunda-feira (29). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa, um rapaz viajou para a cidade de São Paulo, voltou com sintomas semelhantes ao da doença e está internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW). Já na cidade de Alagoa Grande, uma mulher viajou para o Rio de Janeiro e também apresentou sintomas suspeitos.

Segundo a Secretaria de Saúde de João Pessoa, o jovem viajou a São Paulo no mês de dezembro para estudar e voltou a João Pessoa 30 dias depois. Ele teve sintomas como febre, dores no corpo e acabou sendo internado no centro de Doenças Infecto Parasitárias (DIP) do HU. Uma amostra do sangue do jovem foi enviada para um laboratório para um resultado mais preciso, que só deverá ser divulgado na semana que vem.

A assessoria de comunicação do Hospital Universitário afirmou que o diagnóstico do paciente ainda não está fechado e existe a possibilidade dele ter contraído outra doença.

A Gerência Regional de Saúde  também confirmou que uma mulher de 43 anos foi internada nesta segunda-feira (29), em Alagoa Grande, que fica a 119 quilômetros de João Pessoa, com sintomas semelhantes ao da febre amarela. As suspeitas foram levantadas pois a paciente viajou para o Rio de Janeiro, onde passou 15 dias, e retornou no último dia 18 de janeiro. A sorologia da mulher foi coletada e enviada ao laboratório para análise. Os resultados devem sair em até 20 dias.

Regiões endêmicas

O Ministério da Saúde divulgou uma lista de cidades que têm risco de contaminação. Quem for viajar para algum desses municípios deve tomar a vacina contra a febre amarela.

A capital do estado de São Paulo, a cidade de São Paulo, para onde o rapaz de João Pessoa viajou, não consta entre os municípios que compõem o grupo de risco, mas outras cidades do estado estão sob ameaça, como o Rio de Janeiro, cidade para onde a paciente de Alagoa Grande viajou. Acesse aqui a lista completa de cidades.

Por Luís Eduardo Andrade

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Prefeito de Patos destaca conquista do Selo UNICEF: “Aqui representa não só o presente, mas o futuro”

O município de Patos foi certificado com o Selo UNICEF em cerimônia realizada nesta quinta-feira (21), no Teatro Paulo...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -