23.3 C
Mamanguape
terça-feira, 15 abril 2025
                          

Santa Rita é cidade mais violenta para jovens negros no país

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

“Cidade tem taxa de 384,1 mortes por 100 mil habitantes, diz estudo. Mapa da Violência 2014 classificou cidades mais vulneráveis do país.”

Santa Rita, na Grande João Pessoa, foi apontada a cidade mais violenta para jovens negros do Brasil. A versão final do Mapa de Violência 2014 sobre a população entre 15 e 29 anos, publicada na terça-feira (4), apontou que a cidade da Região Metropolitana de João Pessoa tem uma taxa de 384,1 assassinatos de jovens negros para cada 100 mil habitantes. O estudo é referente às mortes registradas no ano de 2012.

Ainda de acordo com o estudo, Cabedelo, na mesma região, também aparece entre as cinco mais violentas para jovens negros com uma taxa de 346,9 mortes para cada 100 mil habitantes. A cidade aparece no estudo como o terceiro município que apresenta maior vulnerabilidade para jovens negros. Em 2012, conforme o Mapa, foram assassinados 85 jovens negros entre 15 e 29 anos, enquanto no mesmo período apenas duas vítimas consideradas brancas foram mortas.

Completam o ranking das cinco mais violentas as cidades de Ananindeua, no Pará, que fica em segundo lugar com 349,1 mortes por 100 mil habitantes; de Maceió, em Alagoas (327,6 mortes); e Simões Filho, na Bahia (326,7 mortes). No ranking das 10 cidades mais vulneráveis para jovens negros no país, João Pessoa aparece na sétima colocação, com uma taxa de 313 mortes para cada 100 mil habitantes.

As cinco mais violentas para negros entre 15 e 29 anos na Paraíba, além de Santa Rita, Cabedelo e João Pessoa, incluem Patos, no Sertão paraibano, com 270,7 mortes para cada grupo de 100 mil habitantes, e Guarabira, na região do Brejo, com 176 mortes por 100 mil habitantes.

O G1 entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Seds) da Paraíba para repercutir o estudo. Por meio de sua assessoria, a Seds informou que se posicionará o mais breve possível sobre os dados divulgados pelo Mapa da Violência.

Da redação, com G1PB
- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

Elias desiste de candidatura e aposta numa operação de risco: “apoiar um candidato do Sertão”

O ex-prefeito de Jacaraú, Elias Costa, decidiu entrar numa operação que podemos chamar de risco do ponto de vista...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -