Na manhã da última quinta-feira (19) a Prefeitura de Rio Tinto, através da Secretaria de Saúde do município, lançou o Projeto Geração Saúde – Obesidade Eu Trato com Respeito, voltado para parcela significativa da população acometida pelo problema da obesidade. O evento, que aconteceu no antigo Casarão dos Lundgren, teve início às 10h e contou com a participação do Prefeito Fernando Naia, de secretários municipais e dos vereadores Cacique Cal, Barra da Cagepa e Heraldo Calixto.
Os principais interessados compareceram em grande número para prestigiar o lançamento. O Geração Saúde foi elaborado pela equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), que também será o responsável por gerir as suas atividades. O projeto foi idealizado por Edna Ferreira, moradora do município, participante do Grupo Borboletas do Hospital Universitário Lauro Wanderley na capital e que através do seu grupo local já lutava há muitos anos pelo apoio do poder público, mas até então sem êxito.
Em sua fala, o Prefeito Fernando Naia disse que foi procurado por ela e que se sensibilizou com o problema, destacando que não apoiou a ideia apenas por pertencer ao grupo das pessoas que lutam contra a obesidade, mas também porque essas pessoas nunca foram vistas, nem ouvidas e o seu problema sempre foi deixado de lado pelas autoridades do município. O gestor colocou não apenas a Secretaria de Saúde, mas toda a estrutura da prefeitura à disposição do público do projeto.
O esforço do grupo da obesidade foi destacado pela Secretária de Saúde, Isabel Regina, e por todos os oradores, que fizeram questão de mencionar o empenho, a força de vontade e o interesse com os quais eles buscaram a criação desse projeto. Desde os seus primeiros passos, o projeto já conta com fortes parceiros, como o SESI, que vai ceder espaços e horários nas suas instalações, a Distribuidora Giro Rápido, representante dos produtos Línea, que distribui brindes e vai ajudar em outras frentes, e o Corpo de Bombeiros que se comprometeu em ajudar.
A jovem Jéssica Serrano trouxe a sua experiência pessoal e no seu depoimento falou das dificuldades que viveu na luta contra o problema e que vive ainda hoje para manter a forma. Ela que lutou muito tempo contra a balança, demonstrou a sua satisfação por estar hoje com o peso ideal, mas assegurou que segue na dieta para não perder o foco e deixou uma mensagem de força para os demais, ressaltando a importância de todo o apoio que recebeu para enfrentar os obstáculos que a trouxeram até aqui.
A Coordenadora do NASF, Elzimar Paulino, apresentou a equipe multidisciplinar de profissionais, formada por cardiologista, nutricionista, fisioterapeuta, psicóloga e educador físico, que dará suporte aos trabalhos. As atividades já terão início na próxima semana com o atendimento e a avaliação na sede do NASF e as primeiras aulas de Zumba que acontecerão no SESI. O objetivo é fazer um acompanhamento integral dessas pessoas e proporcionar a elas atividades semanais que ajudem na perda de peso, tragam mais saúde e, acima de tudo, qualidade de vida.
Da Codecom PMRT
Feliz é o gestor que pensa saúde a partir da prevenção, é isto que estou vendo nesse município. Esse projeto vai mostrar que é possível ter na Saúde, vários grupos que contribuirão com a gestão a partir da organização não governamental. O Conselho Municipal de Saúde, sera o equipamento agregador desse processo se tiver organizado dentro da legislação. Creio que Rio Tinto será uma referencia nessa forma de fazer saúde. Todos saem ganhando, a gestão e a sociedade.