A Prefeitura de Rio Tinto através da Secretaria de Meio Ambiente realizou uma programação para comemorar o dia Internacional do Meio Ambiente (5 de junho), em parcerias com o Instituto Chico Mendes de biodiversidade (ICMbio), Área de Preservação Ambiental (APA), e alunos do curso de ecologia da Universidade Federal da Paraíba – Campus IV.
Veja mais fotos: “Dia Internacional do Meio Ambiente em Rio Tinto”
O evento que aconteceu no último dia (9) no calçadão da Praça João Pessoa contou com a realização de várias palestras e exposições, além do lançamento oficial do projeto “bicho Preguiça”.
“Rio Tinto foi o primeiro município do Brasil, em 1980, que teve o projeto Peixe-boi implantado na nossa região. O nosso meio ambiente é rico, então, a gente vai conscientizar os alunos das escolas sobre a importância da preservação dessas temáticas abordadas no dia de hoje”, ressaltou Pedro Neto, secretário de meio ambiente.
A analista ambiental do ICMbio e chefe substituta da APA em Rio Tinto, Thalma Grissi, informou que pretende criar o dia do meio ambiente no município, e que, esta foi a primeira programação apresentada em Praça pública.
“A população tem eu vir pra perto da gente, estamos criando meios para que haja essa aproximação. Principalmente as crianças. E percebi que, muitas brincadeiras e informações que estamos passando, elas não sabiam”, destacou.
Questionada sobre o que seria o projeto ‘bicho Preguiça’, Thalma explicou que a ideia parte do resultado de vários estudos realizados em relação ao comportamento e vivência desses animais nas figueiras do centro da cidade. “Verificamos que tínhamos que realizar um estudo prático para criar um ambiente melhor e mais agradável para esses animais, o projeto bicho preguiça vai reunir reflorestamento da Praça, reestruturação, plantio de árvores cujas folhas são palatáveis as preguiças, dar um ambiente mais harmônico, mais tranquilo”, informou.
Dentre a proposta que é o projeto, também será inseridas cordas de deslocamentos entre as figueiras, além de já terem sidos retirados os holofotes de iluminação das copas das árvores, e a proibição de fogos de artifícios no entorno, o que ocasionava um alto índice de mortalidade de filhotes gerado por esses e outros fatores.
Entre as palestras proferidas para alunos das Escolas públicas e privadas do município, foram abordados temas como: Área de Preservação Ambiental em que Rio Tinto está inserido, projeto peixe-boi marinho, conscientização sobre o lixo e sua reciclagem e o ciclo da água.
Para o representante do Poder Legislativo, vereador e geógrafo Ezequiel Firmino, um evento como este tem uma importância fundamental no sentido da preservação do meio ambiente. “Cada semente plantada neste sentido é muito importante para poder conscientizar as pessoas sobre a preservação da natureza e das espécies. Nós escolhemos esse dia e o local para tentar valorizar as preguiças que vivem aqui na Praça João Pessoa que é o símbolo de nossa cidade, como também o projeto peixe-boi”, enfatizou.
Da redação
Com assessoria