“Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população estimada da cidade é de 23.431 habitantes, distribuídos em 466km² de área.”
A cidade de Rio Tinto, na região do Litoral Norte do estado, comemora neste sábado (6) 58 anos de emancipação política.
Fundada pelos herdeiros e filhos do sueco naturalizado brasileiro Herman Theodor casado em 1877 com a então prusso-holsteniana, hoje seria alemã, naturalizada brasileira Anna Elisabeth, entre os quais sobressai Frederico João Lundgren, o qual associado aos outros herdeiros gizou e fez executar o implemento do projeto fabril da Companhia de Tecidos Rio Tinto e a urbanização imprescindível para o assentamento populacional envolvente.
O município de Rio Tinto possui parte de seu território sobre três terras indígenas identificadas ou demarcadas pela FUNAI, com uma população de 2000 índios, cerca de 10% da população do município.
A Tradicional Festa da Padroeira Santa Rita de Cássia é um dos principais eventos do município. Além disso, existem importantes prédios da história de Salgado que foram tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep).
Confira fotos:
Da redação, com IBGE
RIO TINTO TERRA AMADA, QUERIDA POR TODOS QUE AQUI PASSA, BELEZA DE TODOS OS LADOS QUIADORA DE BOA RECPEÇÃO, VISTA PELO POVO CIDADE QUERIDA DE VIVER, TE ANO RIO TINTO, BETO DE VAL