O Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Meio Ambiente (Caop do Meio Ambiente) realizou, na quinta-feira (29), o ‘Dia D de Mobilização Social’ em prol dos catadores de materiais recicláveis dos municípios de Mataraca e Mamanguape. O evento fez parte das atividades do ‘Projeto 3Rs – Reduzir, Reutilizar e Reciclar’, do Caop do Meio Ambiente, sob a coordenação da promotora de Justiça Cláudia Cabral Cavalcante.
O projeto compõem a Gestão Estratégica do MPPB para o ano de 2015 e visa realizar a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis por meio de programas sociais presentes no município, cuja promotoria aderiu ao projeto. “Anteriormente, foi realizada a capacitação dos catadores em parceria com a Sudema, bem como foram realizadas palestras educativas sobre o projeto nas escolas, visando ampliar a consciência ambiental nos estudantes”, diz a promotora Cláudia Cabral.
A promotora de Justiça de Mamanguape, Juliana Salmito, se engajou diretamente no desenvolvimento do projeto, realizando palestra e participando do ‘Dia D’ acompanhada de servidores, de alunos da rede pública de ensino e dos catadores de materiais recicláveis. Durante o evento, houve panfletagem com fôlder do projeto, quando conseguiu-se arrecadar um considerável volume de materiais recicláveis, rateado entre os catadores participantes.
Com assessoria