Ao lado do governador Ricardo Coutinho e do ministro da Educação, Cid Gomes, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Marcos Cavalcanti, participará na manhã desta segunda-feira (09) da solenidade de inauguração da Escola Técnica Estadual do Vale do Mamanguape – João da Matta Cavalcanti de Albuquerque. A Escola leva o nome do pai do presidente do TJPB.
A solenidade abrirá oficialmente o ano letivo 2015 e contará, também, com a presença do secretário de Estado da Educação, Aléssio Trindade, da secretária executiva de Administração e Logística da pasta, Luciane Alves, e da secretária executiva de Gestão Pedagógica, Roziane Marinho.
A Escola Técnica do Vale do Mamanguape foi construída com recursos federais e do Tesouro do Estado, um investimentos de R$ 9.333.461,69. A unidade é a segunda a ser inaugurada no Estado. A primeira entregue à comunidade foi a da cidade de Bayeux. Ao todo, são seis escolas de cursos técnico-profissionalizantes que deverão funcionar no Estado.
A unidade tem capacidade para aproximadamente 1.200 estudantes, sendo 40 alunos por sala de aula. Serão ofertadas 160 vagas para a formação de quatro turmas nos cursos de Agronegócio e Manutenção e Suporte de Informática. Os cursos estão inseridos no eixo tecnológico: Recursos Naturais e Informação e Comunicação.
Nas modalidades de Ensino Técnico Integrado (Ensino Médio e Educação Profissional Técnica), Pronatec (Cursos de Formação Inicial e Continuada/FIC) e ProEja (Educação de Jovens e Adultos/Médio) serão ofertadas 480 vagas. A escola vai funcionar nos três turnos, sendo o período diurno para as turmas do Técnico Integrado e noturno, para as turmas do Pronatec e ProEja. O início das aulas está previsto para março.
Estrutura – As unidades têm capacidade para aproximadamente 1.200 estudantes, sendo 40 alunos por sala de aula; 12 salas de aula, auditório com capacidade para 200 pessoas, laboratórios de Língua, Informática, Física, Química, Biologia e Matemática, laboratório de informática com programas específicos de cada curso.
Há também biblioteca, sala multimídia para professores, refeitório, cantina, cozinha industrial completa, sala para o grêmio estudantil, oficina de manutenção, anfiteatro, ginásio poliesportivo completo e centro de vivências.
Além dessas duas já concluídas, estão sendo construídas mais quatro escolas técnicas nas cidades de João Pessoa, Cuité, Cajazeiras e São Bento, num investimento total de aproximadamente R$ 44 milhões.
Por Valter Nogueira com informação da Secom-PB