A prefeita Dudu de Brizola participou na noite da última quarta-feira (13), da tradicional abertura do novenário de Santa Rita de Cássia, celebrado pelo arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto. A missa teve início às 19h e foi realizada na igreja Matriz. Maio é o mês em que se comemora a padroeira da cidade de Rio Tinto.
O andor e a imagem de Santa Rita de Cássia foi apresentada aos fiéis em comemoração ao início do evento religioso, considerado como um dos maiores do Estado.
A prefeita de Rio Tinto não esconde a fé e a admiração tida para com Santa Rita de Cássia, de quem é devota e seguidora. “Esse é um momento mais que especial, o mês em que comemoramos o padroeiro de nossa cidade. É tempo de fortalecermos nossa fé ainda mais e, fazermos novas reflexões sobre as coisas materiais que não acrescentam em nada nossa espiritualidade”, disse Dudu.
“Preparamos uma programação especial e dentro das possibilidades financeiras de nosso município. Este ano, teremos mais um evento religioso em Praça pública com a cantora Celione Devid, que já é marca registrada na nossa região. Queremos convidar a todos os munícipes para prestigiar toda a programação religiosa, bem como a noite de louvor e adoração que está sendo preparada para o próximo dia (22)”, lembrou a prefeita.
Para o celebrante da noite, arcebispo Dom Aldo Pagotto, é momento de pregar a fé, esperança e o amor. Segundo a autoridade religiosa, a sociedade atual está ‘embarcando’ na propaganda de que a família acabou.
“É uma alegria muito grande abrir este novenário de louvor e honra a Santa Rita. Mas hoje, 13 de maio, falamos também muito sobre a mensagem de Maria de Fátima, e traduzimos a mensagem dela que era de devoção e penitência. Hoje você não sabe distinguir mais o que é certo e o que é errado. Você não sabe mais o que é moda e o eu não é, violência e drogas hoje, por exemplo, se tornou um estilo de vida, esses grupos radicais que matam, que roubam, que corrompem, ou de fanáticos, é uma coisa tão aberrante contra a natureza e, numa perspectiva de fé, temos que pregar o amor e a bondade, baseados nos valores do evangelho e que a gente não embarque nessas propagandas que existem de que a família acabou”, destacou.
“O mundo hoje está mergulhado na matéria. Hoje se quer apenas uma felicidade puramente material. Mas, nessa mensagem eu dizia, não podemos jamais perder a esperança. Precisamos educar os filhos, voltar a ser família, dialogar, transmitir valores a esses filhos, dar o exemplo a medida em que a gente acredita nesses valores, vive-los como práticas”, argumentou Dom Aldo.
Santa Rita de Cássia
Chamada Margherita, que originou o nome Rita, a Santa das Causas Impossíveis nasceu na Itália em 1381. Um tanto contrariada, acabou fazendo o gosto dos pais: casou-se com um jovem temperamental e violento e tiveram filhos. Durante os 18 anos em que esteve casada, tudo fez para que a paz e a harmonia fossem mantidas. E à custa de muita oração conseguiu abrandar o temperamento do marido. Morreu no mosteiro de Cássia em 1457 e foi canonizada em 1900.
A programação religiosa continua nesta sexta, confira:
Dia 15/05 (SEXTA-FEIRA) 19h:
Noite das Comunidades
Celebrante: PADRE SEVERINO MELO – DIOCESANO
Organização: GRUPO ESTRÊLA DA MANHÃ E GRUPO ÁGAPE
Dia 16/05 (SÁBADO) 19h:
Noite do Apostolado da Oração
PROGRAMAÇÃO FESTIVA
Praça João Pessoa
De 13 a 22/05
QUERMESSE
Horário: 20h
Dia 17/05
FESTIVAL DE PRÊMIOS
Horário: 16h
Dia 22/05
SHOW CRISTÃO
Após a Procissão
Celione David
Da redação
PBVale