O montante pago pelos brasileiros em impostos deve atingir a marca de R$ 1 trilhão nesta terça-feira (5). Um equipamento instalado na fachada da Faculdade Maurício de Nassau em João Pessoa atualiza em tempo real os tributos recebidos pelo governo.
De acordo com o site impostômetro, na Paraíba a arrecadação está em quase R$ 6 bilhões, o que representa 0,65% do total arrecadado no Brasil. Sendo que cerca de 50% da arrecadação no Brasil é sobre o que se compra, contra 25% da média mundial. Os impostos podem representar até mais de 80% do preço de um produto.
Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil ocupa a 30ª colocação entre os países com maior carga tributária e o que proporciona o pior retorno dos valores arrecadados em prol do bem-estar da sociedade.
De acordo com a pesquisa, o Brasil fica atrás de países da América do Sul, como Uruguai e Argentina. O trabalho levou em consideração a carga tributária, ou seja, a arrecadação tributária em relação à riqueza gerada através do Produto Interno Bruto (PIB) e se os valores arrecadados estariam retornando para a sociedade em serviços que pudessem gerar bem-estar à população.
A pesquisa teve como base o ano de 2013, no qual Austrália, Coréia do Sul, Estados Unidos, Suíça e Irlanda ocuparam o topo da tabela, como países que melhor aplicam os tributos arrecadados para a melhoria de vida da população.
Do PBVale, com Portal Correio