“Em dez anos, 3.206 pessoas foram diagnosticadas no Estado. A maior incidência é sobre homens.”
De janeiro a novembro de 2014, foram registrados 322 novos casos de Aids na Paraíba. O maior número de notificações é entre os homens, com 231 casos, enquanto 91 mulheres foram diagnosticadas com o vírus. A cidade com o maior número de casos é João Pessoa, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde.
Segundo a coordenadora de DST/AIDS e Hepatite Virais da Paraíba, Ivoneide Lucena, o número é alto, mas mostra uma redução em relação a 2013, quando foram registrados 329 casos. “Hoje nós oferecemos o teste rápido na Unidades Básicas de Saúde da Família, o que facilita o diagnóstico precoce. O resultado sai na hora, e, se der positivo, encaminhamos o paciente para que todas as medidas cabíveis sejam tomadas”, afirma a coordenadora.
Na Paraíba, 95 Unidades oferecem o teste. Os diagnosticados têm direito ao coquetel de remédios retrovirais que impedem o avanço do vírus. Ivoneide Lucena ressalta que o uso da camisinha é fundamental. Ela ainda diz que a busca de informações e a conversa entre o casal é essencial para evitar a contaminação.
Da redação, com assessoria