Na noite da última sexta-feira (30), mulheres de Mamanguape participaram do encerramento da ‘Campanha Outubro Rosa’, evento aconteceu no auditório da Escola Técnica Estadual do Vale e contou com a presença de várias personalidades políticas, ONG’s, do setor empresarial e público, além de populares.
A professora Eunice Pessoa, que apoiou a realização do evento, fez a saudação inicial aos participantes. Ela disse que houve a preocupação de terminar o mês outubro contemplando as mulheres, levando-as informações que as levassem a se prevenirem contra uma doença tão grave que é o câncer de mama.
Para Eunice, uma das soluções para que casos da doença não venham surgir, está ligado ao atendimento na atenção básica de saúde nos municípios. Eunice disse que há uma deficiência no atendimento a demanda na dificuldade de realização e demora nos resultados dos exames. “Com esforço e dedicação, poderemos amenizar muita coisa, nesse sentido. A realização de eventos como o que foi feito, apesar de não ser facial em função de agenda, com compromisso pode ajudar muita a população”, acrescentou.
Márcia Serpa, presidente Estadual da Rede Feminina de Combater ao Câncer de Mama, que prestigiou o evento com uma equipe de voluntárias, disse que há satisfação em participar de eventos que contribuam com as pessoas. Na sua mensagem, Márcia pediu que as mulheres se prevenissem contra o câncer de mama e mostrou como a população pode procurar o atendimento para o problema.
Drª Ana Karina Pessoa, psicóloga dos Núcleos de Saúde da Família dos Municípios de Curral de Cima e Mataraca, apresentou em sua palestra o tema sobre os “Aspectos Psicológicos sobre o Câncer de Mama”, ressaltando suas nuances, desde as reações quando do recebimento do diagnóstico positivo (negação, medo e etc), passando pelos efeitos psicológicos negativos sobre a sexualidade feminina, a importância dos grupos de apoio até o tratamento/ acompanhamento com psicólogo direcionado no resgate da auto-estima e na qualidade de vida da mulher.
Ana Karina agradeceu a equipe organizadora pelo convite e fez questão de parabenizá-los pelo evento promovido em benefício da população Mamanguapense.
Na sua palestra Dr. Zenóbio Fernandes, médico ginecologista e professor da Universidade Federal de Campina Grande, com o tema “Desmistificando o Câncer de Mama”, mostrou a importância da detecção e tratamento precoce da doença. “Quanto mais precoce as pacientes realizarem seus exames terão maiores chances de cura”, destacou.
Segundo o médico, a mamografia continua sendo o principal exame de detecção da patologia. Dr. Zenóbio disse que eventos como o que participou devem acontecer sempre para evitar as últimas estatísticas que apresentaram mais de 57 mil mulheres estando acometidas do câncer de mama no Brasil.
Da redação
Com assessoria