Motoristas retomam atividades e ônibus voltam a circular, em JP

Paralisação da categoria começou antes das 9h, no Parque da Lagoa. Motoristas pedem pagamento de salários atrasados.

Ônibus estão parados na plataforma do Parque da Lagoa, no Centro de João Pessoa (Foto: Raniery Soares/CBN)

Os motoristas de ônibus retomaram as atividades por volta das 13h30 desta segunda-feira (21) depois de mais de quatro horas de paralisação. A categoria iniciou o protesto antes das 9h devido ao atraso nos salários. De acordo com o presidente do sindicato dos motoristas, Antônio de Pádua, os motorista querem discutir o transporte público da capital.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP), Isaque Moreira, informou que a folha de pagamento deveria ter sido efetivada na sexta-feira (18), mas o Sintur não conseguiu. O sindicato buscou uma negociação com a categoria, mas não garantiu o pagamento para esta segunda-feira.

A paralisação começou nas plataformas de ônibus do Parque da Lagoa. Os veículos ficaram parados no local. Alguns veículos tentaram ir para o Terminal de Integração, mas foram parados pelos motoristas que estavam no protesto. Atualmente, João Pessoa tem 475 ônibus na frota, de acordo com o Sintur, e 170 mil passageiros por dia. Nesta segunda-feira, cerca de 80% da frota estava parada, afetando, aproximadamente, 136 mil passageiros.

Conforme Antônio de Pádua, além do pagamento do salário, a categoria quer conversar com as autoridades públicas para melhorar o transporte público. Segundo ele, algumas empresas estão sem condições de funcionamento. As informações são do G1 Paraíba.