Durante sessão solene realizada nessa sexta-feira (19), a Câmara Municipal de Itapororoca homenageou o desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque com a medalha “Rúbio Maia Coutinho” – a mais alta honraria concedida pelo Poder Legislativo local. Em 2012, o homenageado já havia sido agraciado com o título de Cidadão local, de autoria do vereador Paulo Queiróz.
A honraria é concedida apenas uma vez por ano e destinada, primeiramente, as pessoas que comprovadamente prestaram relevantes serviços ao município de Itapororoca, bem como a personalidades que se destacam em suas respectivas áreas de atuação. A outorga foi subscrita pela presidente da Casa, Elissandra Maria Conceição, e por todos os vereadores.
Bastante emocionado, o desembargador Marcos relembrou fatos marcantes da história e de filhos ilustres do Vale do Mamanguape, uma das regiões mais próspera e rica da Paraíba, bem como o período que esteve à frente da comarca de Mamanguape e de obras literárias, que pesquisou e escreveu, sobre a região.
Ele agradeceu, na ocasião, a concessão da honraria ao povo itapororoquense, ao prefeito do município e aos parlamentares. “Hoje na condição de presidente eleito do Tribunal de Justiça, recebo mais um reconhecimento o que me estimula a fazer mais por minha terra e por este povo de profundas raízes históricas, vindas dos tempos coloniais”, assegurou o desembargador.
Já a presidente do Legislativo Elissandra Maria ressaltou a atuação e trajetória do magistrado no Judiciário estadual para concessão da medalha. “Tem sido sempre brilhante em todas as funções exercidas no decorrer de sua vasta carreira na magistratura. Essa comenda vem só valorizar a trajetória do desembargador Marcos Cavalcanti”, disse.
Participaram ainda do ato solene o prefeito de Itapororoca, Celso Morais; o desembargador José Aurélio da Cruz; os deputados estaduais Raniery Paulino e Bruno Cunha Lima; a juíza da comarca de Mamanguape, Elza Bezerra da Silva; a senhora Iris Cavalcanti, esposa do homenageado; o padre Lucivaldo Eugênio; além de vereadores local e demais autoridades.
O desembargador Marcos Cavalcanti é filho natural de Mamanguape. Ingressou no Judiciário estadual em 1983, como juiz de Direito na comarca de Belém. Em seguida, passou pelas comarcas de Mamanguape, Campina Grande e João Pessoa.
Promovido, por merecimento, ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), tomou posse no dia 11 de abril de 2007. Atualmente, é presidente da Primeira Câmara Cível, da Comissão de Cultura e Memória do Poder Judiciário.
No dia 12 de novembro de 2014, Marcos Cavalcanti foi eleito presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba, em votação ocorrida pelo Pleno da Corte de Justiça.
Presidência – No dia 30 de janeiro de 2015, o desembargador Marcos Cavalcanti assumirá a presidência do Poder Judiciário estadual. Também compõe a nova Mesa Diretora do TJPB, para o biênio 2015/2016, os desembargadores José Ricardo Porto (vice-presidente) e Arnóbio Alves Teodósio (corregedor-geral de Justiça).
Por Marcus Vinícius