O município de Mamanguape contará com o seu primeiro Centro de Atenção Psicossocial destinado a atender dependentes químicos de álcool e outras drogas (CAPS AD III). A inauguração aconteceu nesta quarta feira (28) e contou com a presença de diversas autoridades municipais entre prefeito, vereadores, secretários, coordenadores, diretores e assessores. A cerimônia também foi prestigiada por autoridades de outros municípios do Vale do Mamanguape.
Na manhã de ontem, o secretário de saúde, Elisandro Bezerra, concedeu entrevista a uma emissora local e explicou como o serviço funcionará. Durante a cerimonia de inauguração, o prefeito Eduardo Brito ressaltou a importância do equipamento que, segundo ele, faz parte de um grande esforço para aqueles que são acometidos pelo problema das drogas. O público que esteve presente foi unanime ao reconhecer o ganho para toda a região com o advento do novo equipamento de saúde.
O serviço funcionará na Rua Genésio de Andrade, nº 99, no bairro do Campo. O CAPS AD III integra a Rede de Atenção Psicossocial do Vale do Mamanguape, sendo uma das seis unidades existentes no estado, a primeira na nossa região, e funcionará como referencia para os onze municípios que compõe a 14ª Região de Saúde do Vale. A intenção é proporcionar suporte integral e contínuo as pessoas com problemas relacionados ao consumo de álcool, crack e outras drogas. Para garantir que os usuários recebam atendimento 24 horas, a administração municipal, através da Secretaria de Saúde, realizou uma ampla reforma no prédio que irá abrigar a unidade, além de móveis e equipamentos novos.
O CAPS AD III recebeu o nome da saudosa funcionária do município Maria das Graças Souza de Lima, a popular “Gal”, que foi homenageada (in memorian) pelos relevantes serviços prestados ao município e a sua população. Na unidade serão atendidos casos de desintoxicação que vão de leves a moderados. Casos graves serão encaminhados para os hospitais de referência. O serviço funcionará 24 horas por dia, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, porém, o acolhimento será realizado todos os dias, de segunda a sexta, das 08h00 às 16h00. Após esse horário permanecerão somente os pacientes já avaliados, que necessitam de internação, em um período máximo de 14 dias. A entrada no serviço ocorrerá por livre demanda, o que possibilitará ao usuário buscar tratamento sem a necessidade de encaminhamento.
A partir da entrada do paciente no serviço, este é avaliado por uma equipe multiprofissional, que elabora um projeto terapêutico singular, com enfoque na reabilitação psicossocial, de acordo com a necessidade individual, podendo ser acompanhado em regime não intensivo, semi-intensivo e intensivo nesses espaços. A equipe do CAPS AD é formada por profissionais multidisciplinares. Os pacientes receberão tratamento e acompanhamento psiquiátrico, psicológico, de enfermagem e assistência social. Eles também participarão de terapias ocupacionais, como as oficinas de artesanato, por exemplo.
DICOM/PMM, com SMS/PMM