Os nomes de 212 gestores paraibanos aparecem na relação de responsáveis com contas julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e podem ser enquadrados na lei da Ficha Limpa e, com isso, ficam impedidos de disputar as eleições deste ano. A relação, disponível no site do TCU, vai ser entregue pelo presidente do órgão ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tarde desta quinta-feira (9).
O documento apresenta 339 condenações impostas pelo órgão de controle. Alguns dos gestores aparecem na lista com pelo menos sete contas julgadas irregulares pelo TCU. Na relação, também aparecem dois ex-reitores de universidades federais na Paraíba.
Segundo o TCU, o objetivo da lista é informar à Justiça Eleitoral quais gestores públicos tiveram as contas rejeitadas por causa de irregularidades. Cabe à Justiça Eleitoral, com base nos critérios definidos pela lei, declarar a inelegibilidade destas pessoas, caso entenda ser a medida cabível.
A reprovação das contas pelo TCU não é garantia de inelegibilidade. No caso dos ex-prefeitos, é preciso também que a recomendação do Tribunal de Contas seja aprovada pela Câmara dos Vereadores da cidade. Confira aqui a lista completa, por estado, dos responsáveis com contas julgadas irregulares.
Da Redação, com G1