João Pessoa deve receber pelo menos 69 venezuelanos nesta terça-feira (27) vindos de Boa Vista, em Roraima. De acordo com o governo federal, a capital paraibana é a cidade brasileira que mais vai receber imigrantes que fogem da crise da Venezuela. Os venezuelanos começaram a embarcar de Roraima com destino a seis cidades brasileiras nesta terça-feira (27) e o processo deve terminar na quinta (30).
O transporte dos imigrantes é feito pela Força Aérea Brasileira (FAB). Com esta nova etapa, o número de imigrantes que consentiram com a transferência irá superar 1 mil desde abril, quando começou o processo de interiorização. Antes de João Pessoa, a cidade do Conde, na Região Metropolitana da capital paraibana, havia recebido 44 venezuelanos.
Em João Pessoa, os venezuelanos vão ser acolhidos pela Organização Não-Governamental (ONG) Aldeia Infantil SOS. A informação foi confirmada pela ONG, que deve receber os imigrantes nesta terça. O voo da FAB vai deixar os venezuelanos no Recife, em Pernambuco, e eles vão ser trazidos para a Paraíba de ônibus, com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Ainda com base em informações repassadas pela Aldeia Infantil SOS, as 69 pessoas que chegam a João Pessoa fazem parte de 15 grupos familiares, que estavam em Boa Vista entre 2017 e 2018. Ao todo, 14 bebês (0-05 anos), 17 crianças (06-14), 8 jovens (15-21), 30 adultos (22-60). O número informado pela Casa Civil é de que 71 venezuelanos vão desembarcar na Paraíba.
De acordo com a Casa Civil, a partir de setembro, 400 pessoas vão ser transferidas todas as semanas, e os imigrantes vão continuar recebendo o apoio das cidades de destino, do governo e dos abrigos para que tenham acesso aos direitos básicos, como saúde e educação, e entrem no mercado de trabalho.
G1PB