29.8 C
Mamanguape
quinta-feira, 20 fevereiro 2025
                             

Hospital São Vicente realiza 60% das hemodiálises estaduais e se consolida como o maior serviço SUS em nefrologia da Paraíba

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.

Com mais de 10 décadas de atuação em favor do cuidado com a saúde dos paraibanos, o mais longevo hospital em filantropia da Paraíba, o Hospital São Vicente de Paulo, percorreu um grande trajeto para atingir a excelência médica. Começou no serviço de pediatria e obstetrícia com a maternidade, migrou para pronto-socorro, repaginou o serviço, e hoje se destaca como o maior serviço SUS em nefrologia, onde realiza 60% das hemodiálises na Paraíba, segundo o presidente do Instituto Walfredo Guedes Pereira (IWGP), responsável pela gestão da unidade, Geraldo Guedes filho, em entrevista nesta sexta-feira (14), a uma emissora de rádio da capital.

Para o presidente do instituto, o complexo hospitalar que atende 90% SUS, é a 2ª referência em oncologia, maior serviço de cirurgia vascular no Estado e 4ª referência em neurocirurgia. A unidade hospitalar, de média e alta complexidade chega a realizar mais de 22 mil atendimentos por mês, sendo 400 cirurgias, 7.500 exames laboratoriais, 5.000 sessões de hemodiálise, entre outros.

O gestor do IWGP, se emocionou ao falar do legado da família Guedes Pereira que teve início com seu tio-bisavô, Walfredo Guedes, político e filantropo, cuja ação foi inspirada num instituto no Rio de Janeiro, quando cursou a faculdade de medicina, e depois seguiu na hierarquia familiar, com seu pai, que perpetuou na famílias os princípios de austeridade e zelo com o dinheiro público.

Ele lembrou do desafio em gerir os recursos do SUS, apertados e defasados, porém tem buscado uma saída por meio do apoio das emendas parlamentares que sem elas seria impossível continuar prestando um serviço de qualidade a população. “À frente do instituto, nós aprendemos com o nosso pai, que é preciso oferecer aos nossos pacientes um atendimento humanizado e similar ao sistema privado”, disse ele no bate-papo radiofônico.

“Estamos buscando essas emendas, e hoje é possível destacar alguns investimentos como a compra de um tomógrafo e outros equipamentos, além da construção de uma moderna Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com mais 20 leitos e ambulatórios médicos, cujas obras estão em ritmo acelerado. Outro projeto em andamento é a ampliação das salas do bloco cirúrgico, hoje com cinco, mas a prospecção é a construção de mais três.” adiantou Geraldo Guedes Filho.

Para o presidente do IWGP, todo o repasse da verba SUS para o hospital é feito pelo Estado e Prefeitura de João Pessoa. Ele lembrou que mantém parcerias com algumas prefeituras de forma complementar com o objetivo de atender algumas de suas demandas.

Ainda na entrevista, o gestor do IWGP lembrou que o parque tecnológico do hospital possui mais de 60 máquinas de hemodiálise e que algumas precisam ser renovadas anualmente para atender os 500 pacientes atendidos no serviço, e destacou também os legítimos e solidários gestos de doações da população com insumos para o hospital.

Geraldo Guedes Filho destacou ainda que, como referência em oncologia, atualmente 1.700 pacientes realizam o tratamento de quimioterapia no Hospital São Vicente, e também lembrou que tudo isso não seria possível sem o time da casa, hoje com mais de 600 colaboradores.

 

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Explosão de fábrica de fogos em Pilões deixa um morto

Uma explosão ocorrida em uma fábrica de fogos em Pilões, no Brejo paraibano, provocou a morte de um homem...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -