O sertanejo vem sofrendo com a falta de água há anos, mas quando chove, mesmo sendo em pouca quantidade, já é motivo de alegria e esperança de dias melhores. Oito cidades do Sertão registraram chuvas na noite de terça-feira (13) renovando a fé dos moradores de localidades que vivem em colapso total ou em racionamento. A meteorologista da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), Marle Bandeira, afirmou que há previsão de mais chuvas para os próximos dias no Sertão paraibano.
A cidade que registrou mais precipitação na noite de ontem foi Lagoa (25,7 milímetros), vindo em seguida por Santa Cruz (18,4mm) e Cachoeira dos Índios (16,5mm). No restante dos municípios, apesar da pouca chuva, já reanimou a esperança do sertanejo. A dona de casa Maria Pereira, 45 anos, moradora de Pombal, disse que foi pouca chuva, mas fez a alegria de todos nós, “pois esperamos que essa realidade de falta de água mude no próximo ano”.
Em todo o mês de dezembro deste ano, a Aesa registrou chuva em apenas 15 cidades nesses 14 dias. Diferentemente do ano passado, onde foi registrado precipitação em mais de 100 municípios. A esperança dos paraibanos é que, com essas chuvas, os reservatórios recebam aporte de água considerável para mudar a realidade atual. Dos 126 açudes monitorados pela Aesa, 69 deles está em situação crítica com menos de 5% de sua capacidade.
Registro de chuvas em dezembro deste ano: