
O presidente da Comissão de Cultura e Memória do Tribunal de Justiça da Paraíba, Desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque lançou dois novos livros após a inauguração de um Cejusc indígena na Comarca de Rio Tinto, nesta segunda-feira (6). O lançamento de “Contos, Lendas e Mitos” e o romance “Monte-Mor” fizeram parte da programação de aniversário de 65 anos de emancipação política de Rio Tinto.
“Nós estamos a um só tempo fazendo duas homenagens: um livro intitulado “Monte-Mor” conta a história da emancipação da cidade de Rio Tinto, que faz 65 anos hoje. Mas a antiga Vila Operária de Rio Tinto já tem mais de 100 anos. Ela começou em 1917. Eu estou contando essa história de fundação desde a Vila, que depois se transformou em município emancipado”, informou o autor das obras literárias.
O Desembargador e escritor contou que o outro livro é uma homenagem ao povo de Rio Tinto. Ele reuniu histórias contadas ao longo dos anos pela população, inclusive indígena, e uniu aos contos de sua autoria na obra “Contos, Lendas e Mitos”. “Escrevi a partir de contos e lendas da mitologia regional que é muito rica, de histórias, fatos, lendas contadas pela tradição oral dos nossos índios Potiguaras. Tem muitas histórias que conto para perpetuar e trazer do oral para o escrito perpetuando para a posteridade”, revelou o Desembargador.
O Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Saulo Benevides parabenizou o Desembargador Marcos Cavalcanti pelo lançamento dos livros. “Está de parabéns o nosso embaixador da Cultura do Tribunal de Justiça, como costumo chamar, por mais essas obras que são presentes para nossa cultura”.
Por Walquiria Maria