Um total de 663 bombeiros militares está de serviço em toda a Paraíba durante o feriadão que teve início na sexta-feira (30), para os servidores públicos, até a segunda-feira (2), Dia de Finados. O reforço no efetivo visa prevenir ocorrências na área de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e salvamento aquático, bem como garantir o pronto atendimento do cidadão que solicitar esses serviços de emergência.
As ações abrangem todo o Estado, mas cidades estratégicas receberão maior atenção. São elas: João Pessoa, Cabedelo, Lucena, Conde, Baía da Traição, Guarabira, Campina Grande, São Mamede, Patos, Sousa, Cajazeiras, Pombal e Catolé do Rocha.
“Podem acontecer deslocamentos de efetivo para outros municípios para atender demandas que por ventura venham a surgir”, informou o chefe da seção de Planejamento Operacional e Estatísticas do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), tenente coronel Nazareno de Oliveira.
Segundo ele, serão empregadas no período 90 viaturas e quatro embarcações para fazer o trabalho de monitoramento nas praias. Alguns veículos, inclusive, foram posicionados em pontos bases de maior movimentação, para assim diminuir o tempo resposta à população.
Na área que compreende a Região Metropolitana de João Pessoa viaturas estão de prontidão em locais como o viaduto do Acesso Oeste, ponto fiscal da saída para Recife (PE) e, no Dia de Finados, nos cemitérios Senhor da Boa Sentença, São José, Santa Catarina e Paz do Senhor.
Já em Campina Grande, o foco será nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Santa Terezinha, antiga Manzuá de São José da Mata e no dia 2 na área do Cemitério de Nossa Senhora do Carmo, São Judas Tadeu, Bom Jesus e São João Batista. Também haverá reforço no Sertão do Estado nos principais cemitérios da região, bem como nas proximidades dos postos da PRF de São Mamede e Pombal.
“Ações acontecerão de forma conjunta com as Polícias Militar e Civil, além da Polícia Rodoviária Federal – com quem também estabelecemos uma parceria”, destacou o tenente coronel Oliveira.
Praias – Pensando na segurança dos banhistas que irão às praias do Litoral paraibano, o Corpo de Bombeiros montou um esquema especial para a área. Neste feriadão, são 28 postos de guarda vidas ativos, do Litoral Norte ao Sul, com profissionais preparados e equipados com materiais de primeiros socorros para atender qualquer emergência. Também há a distribuição de pulseiras de identificação para as crianças e orientações sobre segurança no mar serão repassadas para a população.
Da Redação, PB Vale