A juíza titular da Vara Única da Comarca Pedras de Fogo, Higyna Josita Simões de Almeida, conduziu mais um casamento comunitário, voltado a casais em situação de hipossuficiência, que não dispõem de recursos financeiros para custear as taxas de habilitação do casamento civil. Desta vez, a ação uniu, oficialmente, 19 casais e foi realizada, na quinta-feira (8), no Parque Ecológico Padre Sílvio Milanez.
“A ação refletiu o compromisso dos organizadores e das equipes envolvidas em assegurar que os casais hipossuficientes tivessem acesso a este importante direito civil, evidenciando a seriedade e dedicação de todos os profissionais envolvidos no processo”, comentou a magistrada.
Anualmente, o Cartório de Registro Civil local, em parceria com a Prefeitura Municipal de Pedras de Fogo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, e o Poder Judiciário estadual realizam casamentos comunitários naquele Município,
Para participar das cerimônias, os casais passaram por um atendimento realizado por assistentes sociais, que emitiram pareceres, com o objetivo de verificar o cumprimento dos critérios estabelecidos. Higyna Josita destacou a relevância do casamento como uma etapa crucial na vida dos casais e no fortalecimento dos laços sociais.