
O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) está empregando 1.253 militares e 115 viaturas em todo o Estado. A operação será focada na prevenção aquática, mas também abrangerá o incremento nos demais serviços da corporação: combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar e busca e salvamento em locais de difícil acesso.
Conforme o comandante geral do CBMPB, coronel Jair Carneiro de Barros, só na área que compreende o 1º Comando Regional de Bombeiros Militar (1º CRBM), sediado em João Pessoa, serão 638 Bombeiros e 52 veículos, incluindo seis embarcações para o monitoramento nas praias. “Teremos ativos 44 postos de guarda-vidas, distribuídos de Lucena a Acaú, com militares equipados com material de primeiros socorros para o pronto atendimento aos banhistas”, detalhou o coronel Jair.
Segundo ele, o serviço na regional será dividido em setores de responsabilização, para otimizar as ações de socorro e prevenção; além da cobrança aos gestores de cada localidade. Na área que compreende a 1º CRBM, “teremos ainda um Posto de Comando, no Batalhão de Busca e Salvamento, a fim de viabilizar a coordenação e o controle integrado da operação”, completou o comandante.
Já no 2º Comando Regional de Bombeiro Militar (2º CRBM), sediado em Campina Grande, serão 429 BMs empenhados na Operação Carnaval, distribuídos em 17 cidades da área e auxiliados por 33 viaturas (incluindo cinco embarcações). O foco serão eventos religiosos, praias e açúdes, com o emprego de 14 postos de guarda-vidas nas cidades do Litoral Norte pertencentes à região. Tais quais: Rio Tinto, Mataraca, Marcação, Cacimba de Dentro e Baía da Traição.
Em se tratando da região de Patos e municípios circunvizinhos do Sertão do Estado, abrangidos pelo 3º Comando Regional de Bombeiros Militar (3º CRBM), a corporação montou um esquema que inclui 186 BMs, apoiados por 30 viaturas, sendo duas delas embarcações do tipo botes infláveis. Algumas cidades polo da operação serão Catolé do Rocha, Patos, Pombal, Sousa, Paulistas, Cajazeiras e Coremas – que possuem maior movimentação de pessoas em açudes, rios e eventos festivos noturnos.
Dicas para banhistas
– Nunca nade sozinho.
– Mantenha atenção constante nas crianças.
– Evite o choque térmico (hidrocussão), antes de entrar na água, molhe a face e a nuca.
– Prefira sempre nadar em águas rasas.
– Evite o uso de bóias, pode causar afogamentos, principalmente em casos de vento.
– Nunca tente salvar alguém se não tiver condições, muitas pessoas morrem dessa forma.
– Não superestime sua capacidade natatória, 48% dos afogados acham que sabem nadar. tenha cuidado.
– Evite mergulhar na água de cabeça, muitas pessoas ficam paralíticas dessa forma.
– Evite nadar em locais com bandeira vermelha, perto de pedras, com frio, alcoolizado, e em locais de barco ou surfe.
– Crianças perdidas: procure um posto de guarda-vidas.
– Nade longe de pedras, estacas, pieres, ou desembocadura de rios. perigo de grandes correntezas!
– Evite ingerir bebidas alcoolicas e alimentos pesados antes de entrar na água.
– Evite entrar em contato com animais marinhos.
– Esportes náuticos como jet-ski, barcos, wind e kyte-surf somente em locais permitidos.
Do PBVale com ASCOM