O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba, por meio do Batalhão de Busca e Salvamento, concluiu o curso rápido de Salvamento Aquático com 18 militares. A capacitação promoveu a atualização dos conhecimentos técnicos para atuação na Operação Verão, que segue até o final de fevereiro de 2015.
O objetivo é garantir a segurança dos banhistas na faixa litorânea do Estado – desde o município de Lucena até o limite litorâneo com o Estado do Pernambuco. Nesse sentido, está prevista a capacitação de outras turmas de militares que reforçam o efetivo da operação. O treinamento tem duração de três dias, de forma intensiva e em turno integral.
Foram ministradas disciplinas como atendimento pré-hospitalar, técnicas de resgate aquático, uso do pranchão e do caiaque nas operações de salvamento aquático e nas ações de prevenção, segurança nas operações de salvamento aquático, maneabilidade e ações de resgate com moto de salvamento aquático, noções básicas de manutenção em embarcações em maneabilidade com bote inflável.
A primeira turma, que concluiu o curso na última sexta-feira (26), foi composta pelos cadetes da corporação. Capacitados no salvamento aquático, eles atuarão diretamente no socorro a banhistas, durante a vigência da Operação Verão. No total, a ação conta com cerca de 150 guarda-vidas.
Dicas para banhistas
– Evite nadar sozinho
– Mantenha a linha da água na cintura
– Não faça brincadeiras do tipo: ‘caldos’, ‘trotes’, ‘saltos’ e simulação de afogamento
– Evite tomar banho em locais com correntes, obstáculos e nas proximidades de desembocaduras de rios
– Tenha atenção com superfícies escorregadias ou cortantes
– Reconheça suas habilidades e seus limites na água
– Ao fazer uso de embarcações ou moto aquáticas utilize obrigatoriamente o colete salva-vidas.