Ao redor dos Estados Unidos, mais pessoas morreram em virtude de overdose de drogas do que por conta de acidentes de carro em 2014, revelam dados do CDC (Centro de Controle de Doenças e Prevenção, dos EUA), divulgados neste sábado (19) pelo jornal inglês The Guardian.
Segundo a agência do governo norte-americano, 61% das mais de 47.000 mortes por overdose envolveram o uso de analgésicos opiáceos e heroína. Os dados também levaram em conta óbitos relacionados ao consumo de potentes sedativos, cocaína e outras drogas lícitas e ilícitas.
Segundo o diretor do CDC, Tom Frieden, o número de casos de mortes por overdose de opioides aumentou 14% desde 2014, um crescimento “preocupante” na saúde pública dos EUA.
“É alarmante. A epidemia de opioides está devastando famílias norte-americanas e comunidades”, afirmou Frieden ao veículo.
No país, os estados com mais casos de mortes por overdose são West Virginia, New Mexico, New Hampshire, Kentucky e Ohio. Segundo a agência norte-americana, entre 2000 e 2014, quase 500 mil pessoas morreram nos EUA por conta disso.
com OperaMundi