A impopularidade do presidente norte-americano Donald Trump já é recorde para os três primeiros meses de mandato de líderes do país. O complexo sistema eleitoral adotado pelos Estados Unidos, em que o republicano foi eleito sem ter a maioria dos votos populares, pode explicar a baixa aprovação. Hoje, o índice de aprovação está em 40%, segundo o instituto Gallup.
Segundo matéria publicada pela Folha de S. Paulo com dados de pesquisas, entre os eleitores da oposição, o apoio é de apenas 6%. Na base, a aprovação era de 89% quando assumiu e recuou para 81% no início de abril pelo Gallup.
A queda registrada pelas sondagens da Universidade Quinnipiac entre os republicanos é ainda pior: de 91% para 79%.
Trump perdeu também o apoio entre homens brancos, que formam a maioria do seu eleitorado. Segundo a Quinnipiac, a aprovação do magnata pelo grupo caiu de 58% para 47% no último mês.
Entre os eleitores independentes, o desempenho de Trump vai de 42% de aprovação quando assumiu para 34% no fim de semana passado no Gallup. O índice registrado é o mais baixo, no primeiro trimestre de governo, desde Dwight Eisenhower (1953-61).