31.3 C
Mamanguape
quarta-feira, 30 abril 2025
                          

Justiça aprova impeachment e presidente da Coreia do Sul é deposta

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
A decisão é tomada seis meses após escândalo de corrupção e tráfico de influência
A decisão é tomada seis meses após escândalo de corrupção e tráfico de influência

O Tribunal Constitucional da Coreia do Sul aprovou nesta sexta-feira (10) a deposição da presidente Park Geun-hye. A decisão é tomada seis meses após escândalo de corrupção e tráfico de influência que a levou cair em desgraça.

A mandatária sofreu impeachment sob a acusação de subornar conglomerados como Samsung, Hyundai e LG, a doarem a fundações de sua melhor amiga, Choi Soon-sil, em troca de favores do governo.

Park Geun-hye é a primeira presidente a ser deposta em um impeachment desde a divisão da Península Coreana, em 1948. O único a passar por um processo similar foi Roh Moo-hyun, absolvido pelo Tribunal Constitucional.

Com a deposição, a agora ex-presidente deverá terminar seus 40 anos de carreira política, iniciada sob a ditadura de seu pai, Park Chung-hee. Ela tornou-se primeira-dama após sua mãe, Yuk Young-soo, ser assassinada em um atentado contra o então mandatário em 1974.

Cinco anos depois, ela perderia o pai, assassinado pelo próprio chefe de inteligência. Park Chung-hee é considerado o responsável pelas bases do desenvolvimento social e econômico sul-coreano.

Da Folhapress

- Publicidade -

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Últimas

OPERAÇÃO PRIMEIRA MARCHA: Polícia Civil prende cinco suspeitos de integrar ‘Gangue da Marcha-ré’ em João Pessoa

A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio da Capital (DCCPAT), com apoio...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -