21.5 C
Mamanguape
quarta-feira, 25 setembro 2024
                             

Irã: milhares velam corpo de general morto em ataque dos EUA

Mais Lidas

Redação PB Vale
Redação PB Valehttp://www.pbvale.com.br
O PBVale é um veículo de comunicação ágil, com linguagem acessível e totalmente focada no digital. Informar, escutar, interagir, debater, denunciar, diversificar, entreter e prestar serviço à sociedade do Vale do Mamanguape e da Paraíba são especialidades do portal.
Multidão participa do funeral do general Qassem Soleimani morto em ataque dos EUA

Milhares de pessoas se reuniram em cidades do Irã, neste domingo (5), para acompanhar o cortejo fúnebre do general Qassem Soleimani, morto na quinta (2) em um ataque aéreo dos Estados Unidos em Bagdá, no Iraque.

A homenagem ao general, transmitida ao vivo pela TV estatal do país, começou na cidade de Ahvaz, no sudoeste do Irã, por volta das 8h (1h30 no horário de Brasília). De lá, o corpo de Suleimani seguiu para Mashhad, no nordeste do país.

Na segunda-feira (6), o cortejo seguirá para Teerã, a capital, e, na terça (7), chegará a Kerman, cidade natal do general, onde será realizado o sepultamento.

Apoiadores de milícias iraquianas comparecem ao funeral de Qassem Soleimani neste sábado (4) em Bagdá, no Iraque. — Foto: Ahmad Al-Rubaye / AFP

Troca de ameaças

O Irã prometeu se vingar da morte de Souleimani e, em resposta, Trump disse que atacará 52 alvos iranianos caso os norte-americanos sejam alvo de alguma ação iraniana.

Neste domingo (5), o chefe do Exército iraniano disse que os EUA não teriam “coragem” para o “conflito”, e o ex-ministro da Defesa iraniano e hoje conselheiro militar do aiatolá Hossein Dehghan afirmou à CNN que “a resposta [ao ataque que matou Soleimani] será com certeza militar e contra alvos militares”.

No fim da noite de sábado, no horário local, foguetes atingiram a Zona Verde, área de Bagdá onde ficam embaixada dos EUA e outras representações diplomáticas, e uma base que abriga militares norte-americanos em Balad, a 80 km da capital iraquiana. Ninguém ficou ferido e não se sabe a autoria dos ataques.

Líderes mundiais têm pedido para que Irã e EUA evitem a escalada de violência. Neste domingo, o Papa Francisco pediu “diálogo e comedimento” em meio às tensões no Oriente Médio. As informações são do G1.

- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas

Presidente da Câmara de Curral de Cima é acusado de assediar sexualmente e ameaçar moradora

Um caso alarmante veio à tona envolvendo João Ribeiro da Silva Neto, presidente da Câmara Municipal de Curral de...
- Publicidade -

Relacionados

- Publicidade -