Conhecido pelo apelido de “Tom Chapas”, Juan Carlos Mesa Vallejo, um dos chefes do tráfico mais procurados da Colômbia, foi capturado neste sábado (9) pela polícia local. Os Estados Unidos ofereciam US$ 2 milhões – R$ 6,5 milhões – em recompensa para quem ajudasse na captura do traficante, segundo informações do jornal O Globo.
O fugitivo foi preso enquanto comemorava o seu aniversário no noroeste da Colômbia, na região de El Peñol, onde estava acompanhado por várias mulheres e por Jhon Jairo Velásquez Vásquez (“Popeye”), apontado pela imprensa como o substituto de Pablo Escobar. A prisão foi celebrada pelo Ministério da Defesa do país, que considerou a prisão “um dos golpes mais fortes ao narcotráfico” deste ano.
Mesa é apontado como chefe do grupo “Oficina de Envigado”, uma organização criminosa que surgiu após a queda de Pablo Escobar, antigo líder do narcotráfico do país.
De acordo com o jornal, o preso cometia crimes desde 1988 e já havia sido incluído na ‘lista Clinton’, projeto dos Estados Unidos voltado para o combate ao tráfico de drogas e a crimes de lavagem de dinheiro. A prisão de “Tom Chapas” também chegou a ser comemorada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, que parabenizou os agentes responsáveis pela ação nas redes sociais. “Não se pode deter a luta contra o narcotráfico”, declarou.