Esta semana, a NASA começou a aceitar currículos de quem estiver interessado em ser astronauta. O salário varia de US$ 5.500 a US$ 12.000 mais benefícios, e você pode até ir para Marte! Claro, a agência espacial está procurando por pessoas bem qualificadas. Eis o que eles exigem de um candidato.
Começando pela formação acadêmica, você precisa de um diploma de bacharel em engenharia, biologia, física, ciência da computação ou matemática. A NASA não aceita graduações em tecnologia nem em aviação.
É preciso ter pelo menos 3 anos de experiência profissional na área de sua formação, ou pelo menos 1.000 horas de voo no comando de aviões a jato. Se você tiver mestrado, bastam dois anos de experiência; se tiver doutorado, esta exigência não é necessária.
Pode parecer muito, mas 3 milhões de membros do Linkedin nos EUA parecem cumprir os requisitos acadêmicos mínimos.
Requisitos físicos
Claro, isso não é tudo! É preciso passar por um exame médico e por um teste físico de longa duração. Além disso, a NASA diz que “os candidatos devem atender aos requisitos antropométricos, tanto para o veículo espacial como para o traje espacial”, sem revelar mais detalhes.
O io9 esclarece que você precisa ter pressão sanguínea de 140/90; não pode ser muito baixo (pelo menos 1,48 m para especialistas de missão e 1,57 m para pilotos) nem muito alto (1,93 m / 1,90 m).
Não há limite de idade; candidatos anteriores estavam na faixa dos 26 e 46 anos. A astronauta mais jovem a voar para o espaço foi Sally Ride, aos 32 anos; o mais idoso foi John Glenn, aos 77.
Também é preciso ter acuidade visual de longe e perto corrigível para 20/20 em cada olho – tudo bem se você usar óculos ou tiver feito cirurgia para corrigir a visão.
Quem se candidatar à vaga estará sujeito a uma investigação de antecedentes profissionais, além de testes para detecção de drogas. A NASA avisa que “viagens frequentes podem ser necessárias” – não apenas para o espaço, mas para diferentes cidades dos EUA. Ah, sim, é preciso ter cidadania americana.
Depois da seleção
Os escolhidos poderão ir ao espaço em uma de quatro missões: a Estação Espacial Internacional; o veículo Orion, que será testado em órbita na Lua como preparação para nossa ida a Marte; e duas espaçonaves comerciais – a Boeing CST-100 Starliner e a SpaceX Crew Dragon.
Quem for escolhido terá que passar por um período de treinamento e avaliação que dura 2 anos. Você terá que cumprir provas militares de sobrevivência na água, fazer aulas de voo e se tornar mergulhador qualificado – tudo para conseguir usar um traje espacial.
Além disso, haverá treinamento de sistemas da ISS, treinamento de uso de traje espacial, treinamento de robótica e até do idioma russo.
As inscrições estarão abertas até fevereiro de 2016. A NASA espera anunciar os candidatos finais em meados de 2017 apenas.
NASA