O arbitral para discutir o regulamento do Campeonato Paraibano nem tem data marcada, mas a proposta feita pelo Botafogo-PB de regionalizar a competição foi aceita por mais um clube: o Santa Cruz de Santa Rita. O presidente Junior Veríssimo disse que por causa das dificuldades financeiras dos clubes paraibanos preferia que o estadual fosse regionalizado, mas sabe que precisar ouvir outros clubes.
– Estamos cientes que vai entrar mais dois times do sertão e das dificuldades que os clubes paraibanos enfrentam no Paraibano são sempre muito grande. Regionalizar é diminuir as despesas, por isso, a gente acredita que pode ser a melhor solução, mas vamos fazer o que for melhor para todos os clubes – explicou.
Outro clube que se mostrou a favor desta fórmula foi o Sousa. O presidente Aldeone Abrantes disse que concorda com a regionalização, mas pediu acima de tudo organização por parte da Federação Paraibana de Futebol e que diferentemente do que aconteceu nos dois últimos anos, ele pediu que “a competição desta vez tenha começo, meio e fim”.
A proposta
A sugestão do Belo é de um calendário mais enxuto já que a CBF determinou apenas 13 datas para os estaduais do Nordeste, o que deixa poucas opções para um regulamento. A ideia é que tenha dois grupos de cinco. Três times de cada chave se classificariam para um mata-mata. Daí, os vencedores avançam e uma quarta equipe seria classificada por índice técnico. Então se teriam semifinais e finais.
O problema é na divisão das equipes. O Botafogo sugere um grupo reunindo times da Grande João Pessoa (Botafogo-PB, Auto Esporte, CSP e Santa Cruz) e outro com os do Sertão (Esporte de Patos, Sousa, Atlético e Paraíba de Cajazeiras). Já os times de Campina Grande seriam divididos, indo Treze para uma chave, e o Campinense para outra.
Já Campinense e Treze são contra a proposta do Botafogo. De acordo com os Maiorais, a sugestão prejudica os dois times de Campina Grande, e caso esta seja a única ideia para o estadual, eles preferem que permaneça o regulamento dos dois últimos anos.
Por Hévilla Wanderley